SMSI: Órgãos de segurança traçam estratégias e avaliam ações que envolvem a Operação Verão 2023
Uma reunião na manhã desta terça-feira, 18, na sede da Secretaria de Segurança Institucional de Marabá (SMSI), discutiu as novas estratégias para as ações que envolvem a Operação Verão 2023. Na ocasião também houve a avaliação dos resultados das atividades realizadas desde o início do período de veraneio na Praia do Tucunaré.
A reunião foi comandada pelo titular da SMSI, Jair Guimarães, que apresentou um relato sobre a Operação e as ações que tiveram a participação dos órgãos de segurança do município como a Guarda Municipal de Marabá (GMM), DMTU e Departamento Municipal de Segurança Patrimonial (DMSP).
“Após 30 de junho, nós fizemos a abertura do veraneio com todas as forças de segurança e também fizemos uma reunião onde traçamos algumas metas e buscamos meios de alcançá-las. Primeiramente, foi organizar a orla, os embarques e o desembarque. São quatro pontos na orla e dois na praia. Nós também fizemos uma barraca integrada, onde estão todos os órgãos de segurança, onde montamos uma logística onde também está a Defesa Civil, a Saúde. Então, todo mundo junto ficou muito melhor para tomar as decisões lá mesmo na praia”, informou Jair Guimarães, titular da SMSI.
De acordo com Jair Guimaraes, todos os sábados e domingos, um efetivo de aproximadamente 20 agentes da Guarda e DMSP, além de agentes do DMTU, ao longo da Avenida Marechal Deodoro, na Orla Sebastião Miranda, estão a postos para atender a população e fazer patrulhamento afim de levar mais segurança para banhistas e turistas de forma geral.
A Secretaria de Segurança também acompanha a administração, através da Marinha Brasileira,com um curso específico para barqueiros e rabeteiros onde aborda a questão da segurança no uso das embarcações como também a segurança para os veranistas.
“O curso de barqueiro e rabeteiro já foi realizado do dia 10 ao dia 14 e agora nós estamos concluindo amanhã o curso para os agentes de segurança pública. A intenção é que futuramente a gente venha fazer uma cooperação com a Marinha e nós possamos também fazer a fiscalização, organizar os barqueiros, acho que tem que organiza-los, colocar na rota da prefeitura, também com algumas garantias, algumas melhorias, ajudá-los a comprar colete, quem sabe, e organizar o trabalho deles”, explica Jair Guimarães.
Neste fim de semana onde acontece mais uma etapa do trabalho no verão e os agentes estarão apostos para acompanhar as atrações na Marabá Pioneira como o Orla Folia e também a programação esportiva na Praia do Tucunaré.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio