SMSI: GMM comemora aniversário do cão Ziah
A Guarda Municipal de Marabá (GMM), por meio do Grupamento de Operações com Cães (GOC), celebrou o aniversário de nove anos do cão Ziah, da raça Pastor Belga Malinois, que está desde os três meses de idade junto à corporação. A comemoração aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac) e contou com a presença de agentes da GMM, do Secretário Municipal de Segurança Institucional, Jair Barata, da titular da Seaspac, Nadjalúcia Oliveira, e do Delegado Alberto Brito, da Polícia Rodoviária Federal.
Segundo o delegado, muitas das apreensões em drogas que a PRF realiza na cidade conta diretamente com a participação do canil. Em umas das ações, ele lembra com detalhes como Ziah agiu tão precisamente. “Existem situações que a droga está tão bem escondida que só o cão farejador consegue localizar. Nós apreendemos uma vez um veículo e o motorista estava se contradizendo; começamos a desmontar o veículo e chamamos o apoio da GMM. O cachorro deu sinais que havia entorpecente e aí conseguimos achar a droga no tanque do veículo. Mesmo com o cheiro do combustível, o cão conseguiu achar a droga”, relembra Alberto Brito.
De início, Ziah foi treinado na questão da obediência, característica básica que um cão policial deve ter para detecção de entorpecentes. Ao longo desses anos, Ziah participou de inúmeras operações de segurança na cidade. São muitas histórias de bravura e participação assertiva em apreensões de drogas.
O animal veio da cidade de Imperatriz (MA) e passou por uma seleção quando tinha 45 dias de vida. Ao fazer os testes, ele foi aprovado e com três meses começaram os treinamentos. O canil reforça as ações colaborando com outros órgãos de segurança como Polícia civil, Militar, Federal e Polícias Rodoviárias Federal e Estadual.
No currículo, Ziah contabiliza mais de meia tonelada de drogas apreendidas. “Nós temos que valorizar esse cão policial, esse agente público. O Ziah tem feito serviço relevante para a comunidade de Marabá. Quase 90% das drogas apreendidas na região foram com a ajuda dele. As forças de segurança utilizam os nossos cães da guarda e é um privilégio poder servir”, afirma Jair Barata, titular da SMSI.
Por causa da idade, Ziah demonstra um pouco de cansaço, mas para manter a saúde ele é cuidado com alimentação balanceada e consultas periódicas com médico veterinário. O canil conta com mais três cães que são treinados por Ziah. “Importante fazer uma observação que para um cão policial, todas as ações são como se fosse uma brincadeira. Quando chega o momento de parar de atuar não é fácil, a gente continua mantendo as atividades diárias e hoje o Ziah atua nos casos mais extremos”, explica Elder Lourenço, coordenador do GOC.
Texto: Susana Galvão
Fotos: Paulo Sérgio