SMSI: Guarda Patrimonial inicia operação “Praça Segura”

A ação inicia pela praça São Francisco

O Departamento Municipal de Segurança Patrimonial (SMSP) lançou, no início deste mês, a operação “Praça Segura”, visando oferecer maior presença dos agentes patrimoniais nesses logradouros, não só para inibir a depredação do patrimônio público, mas também prevenir crimes contra a ordem pública. Em razão da recente inauguração, o projeto teve início na Praça São Francisco, que será como plano piloto, com a intenção de estendê-lo para outros logradouros desse tipo.

Segundo o agente Robert Barbosa de Sousa, chefe da Ronda Patrimonial, a Praça São Francisco será fiscalizada 24 horas por dia, por duas equipes sendo uma diurna, com dois agentes; e outra noturna, composta de quatro agentes patrimoniais.

Robert destaca ainda que, além de inibir depredações do patrimônio público, crimes contra a ordem pública, a presença constante da Guarda Patrimonial nesses logradouros serve também para afastar da área a marginalidade, a exemplo de usuários de drogas, antes era frequente, e que agora reduziu consideravelmente.

Ao mesmo tempo em que fiscaliza o patrimônio, os agentes patrimoniais fazem também trabalho de conscientização junto aos visitantes, para que também contribuam com a preservação do patrimônio exposto na praça, considerando tratar-se de bem comum, sendo por isso dever de todos mantê-lo em perfeitas condições de uso.

Tanto a Praça São Francisco como a presença constante dos agentes patrimoniais são motivos de elogios para os visitantes do espaço de lazer, como bem diz Raimundo Nonato da Silva, morador do Bairro Bom Planalto. “A segurança muito boa, acho que antigamente nem existia. A Praça também muito bonita, disponível pra todo mundo”, elogiou.

Por sua vez, Gabriel Moreira da Silva, afirma que a Guarda Patrimonial era o que faltava na Praça São Francisco, que se constituiu num ótimo local. “Eles estão fazendo um ótimo trabalho aqui na praça”, disse.

Já o servidor público Ronaldo Nunes afirma que a segurança oferecida pela Guarda Patrimonial é muito importante, em vista do investimento na praça que merece cuidado especial na sua manutenção.

Texto: João Batista
Fotos: Divulgação / DMSP

Acessibilidade