SMSI: Guardas Municipais participam de curso para uso de armas não letais
Durante os dias 17, 18 e 19, agentes da Guarda Municipal de Marabá (GMM), participaram de um curso de orientação de uso de arma não letal, como o gás lacrimogêneo (spray de pimenta), arma de uso para conter distúrbios, manifestações, para uso em defesa pessoal e para imobilização de suspeitos.
Participaram da capacitação todos os 73 agentes da GMM. A finalização do curso foi realizada nas dependências do Parque de Exposição de Marabá (Expoama), por conter em suas instalações áreas adequadas para as atividades práticas de uso do gás lacrimogêneo.
“Nós temos uma política de melhoria e capacitação de nosso efetivo continuado e a cada equipamento novo adquirido, todos os nossos agentes passam por capacitação de uso desses equipamentos. Optamos pela Expoama por conter um espaço adequado para a realização de treinamento com gases”, informou o inspetor Maciel Chaves, Subcomandante da GM.
De acordo com o Subcomandante, o curso foi dividido por etapas, uma aula teórica de leitura das informações dos equipamentos, através de apostilas, outra de esclarecimentos sobre a responsabilidade de uso do equipamento com o instrutor Jean Pinheiro e a parte prática com uso de bonecos em área aberta.
Hoje a Guarda Municipal tem a regulamentação do uso de armas não letais como o gás lacrimogêneo, pistola de choque, uso de escudos, uso de canhão d’água e equipamentos de som ensurdecedor, além de uso de armamento com munição de borracha quando sair o porte de arma.
“Há algum tempo nós não tínhamos regulamentação para uso de equipamentos menos letais, porém respeitando a lei 13.060 o prefeito editou um decreto autorizando o uso de equipamentos menos letais pela GMM e o rol de equipamentos a ser utilizado no dia a dia. Sendo adquirido esses equipamentos nós passamos por um trabalho de capacitação e a cada dois anos atualização para utilização desses equipamentos”, explicou o Sub-comandante.
Texto: Victor Haor
Fotos: Aline Nascimento