SMSI: Guardas Municipais participam de treinamento para uso de rádio operador
Agentes da Guarda Municipal de Marabá (GMM), participaram na manhã desta sexta-feira (1), de um treinamento de manuseio de radiocomunicadores que serão usados nas viaturas com uma base montada na sede da instituição. O processo passa por três etapas sendo que o treinamento faz parte da primeira etapa.
Neste momento os equipamentos estão sendo instalados nas viaturas e realizando o trabalho de conhecimento de uso dos rádio operadores aos agentes. Uma empresa foi contratada pela Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI) para dar o suporte de cursos e instalação dos equipamentos.
O inspetor Maciel Chaves, acompanha a implantação de todo sistema operacional de comunicação da Guarda Municipal e avalia que o serviço é essencial para o melhor desenvolvimento das operações da GM.
“A comunicação é a ferramenta mais importante do sistema operacional e sem comunicação você não pode fazer quase nada e pensando nisso nós criamos um projeto que está sendo consolidado agora com a instalação do sistema que foi dividido em três fases”, explicou.
Segundo o Inspetor Chaves, a primeira fase é a instalação dos equipamentos nas viaturas e treinamento, que está acontecendo agora. A segunda fase é a habilitação dos rádios junto a central de comunicação que ainda serão instalados nas dependências da GM. A terceira fase é a consolidação de todo sistema onde será recebida a ocorrência a partir da central de operação e encaminhar a informação para os agentes em operação.
“Para a execução da segunda fase estamos aguardando a chegada de uma torre, pois em razão da pandemia atrasou o transporte e em conjunto com o sistema de rádio virá também o CCO, que é um projeto do governo federal através do Programa Cidade Segura onde vamos poder monitorar a cidade e passar as ocorrências via rádio para as viaturas”, informou Maciel Chaves, Inspetor GMM.
A população vai poder continuar a fazer a chamada para acionar a Guarda Municipal pelo número 153 onde as ocorrências são registradas e encaminhadas para as viaturas em serviço. Com a instalação dos rádios operadores essa comunicação será mais rápida e mais rapidamente será feito o atendimento à população.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Aline Nascimento