SMSI: Nos finais de semana, agentes fiscalizam medidas contra a proliferação da covid-19

Nos finais de semana, a Prefeitura de Marabá mantém as ações de fiscalizações para evitar a propagação da covid-19 pela cidade. Os principais alvos são bares, casas noturnas, áreas de lazer, como a Orla, balneários, campos de futebol, bem como, as feiras, dentre outros locais que normalmente provocam aglomeração de pessoas.

A fim de garantir o cumprimento dos decretos municipal e estadual, a Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI) tem sido parceira da Vigilância Sanitária e de outros órgãos de segurança pública, com rondas por todos os núcleos da cidade. Aos fins de semana, as operações dão inicio a partir das 16 horas de sexta-feira e segue até o domingo.

Os agentes verificam, in loco, o distanciamento social, a higienização de clientes e funcionários em estabelecimentos comerciais e o uso de Equipamentos de Proteção Individual, como máscara facial. Vale pontuar que bares e casas noturnas, bem como shopping estão proibidos de serem abertos por decreto estadual.

“Na Orla Sebastião Miranda ainda não é permitido o uso de bebidas alcoólicas e nem utilizar o som automotivo ou qualquer outra modalidade de som, pelo o impedimento no decreto. Se for necessário a gente aciona a Vigilância Sanitária para fazer a devida notificação”, enfatiza o secretário de Segurança Institucional de Marabá, Jair Guimarães.

Além disso, o secretário enfatiza que “o uso de máscara ainda é obrigatório, então todo cidadão marabaense tem de utilizar a máscara ao sair de casa, a fiscalização também verifica isso” pondera o secretário.

Segundo Jair, desde que as medidas de combate ao coronavírus foram instituídas em Marabá, há pouco mais de dois meses, a SMSI com emprego de seus departamentos (Guarda Municipal, Guarda Patrimonial, Departamento Municipal de Trânsito Urbano e Postura), juntamente com a Divisão de Vigilância Sanitária, Policias Militar e Civil e Departamento Estadual de Trânsito vem trabalhando intensamente para garantir a segurança da população. Vale ressaltar, que o Gabinete de Gestão Integrada tem um papel fundamental no processo.

“O trabalho tem sido feito incansavelmente na cidade. Educando, fiscalizando, notificando, autuando quando necessário, a fim de que os resultados venham refletir em vidas protegidas, pessoas sendo salvas. E vamos continuar trabalhando, logo,  isso vai passar e todos nós vamos poder aproveitar nossa cidade”, finaliza Jair.

Texto: Leydiane Silva
Foto: Arquivo 

Acessibilidade