SMSI: 40 novos praças do Corpo de Bombeiros entram no reforço de ações de segurança em Marabá
O 5º Grupamento de Bombeiros Militar (5º GBM) e a 2ª Regional de Defesa Civil realizaram nesta sexta-feira, 03, no auditório da Universidade do Estado do Pará (UEPA), a solenidade de aula inaugural para 40 novos praças.
Durante a aula, o Major Felipe Galúcio, comandante do 5º Batalhão Bombeiro Militar, destacou que entre as principais ações dos novos praças estão o trabalho de combate às queimadas, a ajuda às famílias nas cheias dos rios e o veraneio, que são feitas em conjunto com os órgãos municipais.
“Para nós é de fundamental importância a formação de novos militares para reforçar o nosso efetivo dentro daquele quartel e da região, do município e dos demais que compõem a nossa 10ª região de segurança pública. O município presta bastante apoio nessa época dessas operações. E essa parceria junto à Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, ela é construída já ao longo de vários anos. Então, com o apoio de um efetivo maior, com certeza nós conseguiremos prestar um serviço melhor à sociedade e com a parceria do município”, destacou o comandante.
O Secretário Regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto, deu as boas vindas aos novos praças.
“Aqui em Marabá nós temos uma situação de convivência harmônica entre o poder Executivo, o governo do Estado, o poder Legislativo, todos remando numa só direção para buscar a melhoria da qualidade de vida do povo de Marabá e da nossa região”, assegurou.
Representando a segurança institucional do município, estiveram presentes o inspetor Chaves, da Guarda Municipal de Marabá (GMM) e o agente Felizardo de Souza, chefe de gabinete do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU).
“O sistema de segurança pública do Estado trabalha como uma engrenagem. E assim como a Guarda Municipal é um elo dessa engrenagem, o Corpo de Bombeiros também. E a parceria que nós temos entre as duas instituições só tende a fortalecer com o aumento desse efetivo. Uma vez que vamos ter uma presença maior do Corpo de Bombeiro no dia a dia do serviço”, destacou o inspetor Chaves da GMM.
”O DMTU trabalhando a sua finalidade, que é trânsito e transporte. Trabalhamos em parceria com o bombeiro nas ocasiões de acidentes. É um elo fundamental no nosso trabalho também nesse tipo de atendimento. SAMU e bombeiro. Então, o DMTU trabalha em parceria com o bombeiro quando tem esse tipo de ocorrência. A gente está trabalhando em sintonia”, pontuou o agente Felizardo.
Entre os novos 40 praças, cinco são mulheres. Uma delas é a jovem de 24 anos, Natália Lima, que não escondia a emoção de fazer parte da segurança pública no município.
“O sentimento é apenas de realização. Nós cinco mulheres estamos aí representando o nosso estado no 5º GBM aqui de Marabá E a gente se sente feliz feliz por estar participando desse momento. Em meio à sociedade, em meio a tantas outras pessoas, sendo referências, e dando inspiração para que outras pessoas também possam vir tentar e conseguir. O sentimento é de que servir à nossa sociedade com gratificação, com respeito, sempre estando ali junto para o que der e vier”, declarou.
O curso de formação terá 10 meses de duração. De acordo com o Major Galúcio, são 400 novos praças Bombeiro Militar em todo o Estado.
Texto e Fotos: Secom PMM