SMSI: Órgãos de segurança definem estratégia contra aglomerações
Será proibido estacionar na Orla de Marabá.
Durante reunião, ocorrida na manhã desta quinta-feira (20), no gabinete do secretário de segurança institucional de Marabá, com representantes de órgãos de segurança pública, ficaram definida novas estratégias para conter as aglomerações, como as que foram registradas no fim de semana passado.
A reunião contou com participação do comandante do Comando de Policiamento Regional (CPR II), 4º Batalhão de Polícia Militar, Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU), Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), Guarda Municipal e Vigilância Sanitária.
Para conter as aglomerações serão realizados “patrulhões” em todos os bairros da cidade. Na Orla Sebastião Miranda, onde ocorreu o registro com maior número de pessoas, será permitida a circulação de veículos, porém será proibido estacionar os veículos ao longo da Orla.
“Nesta reunião decidimos estratégias para reduzir as aglomerações e uma das decisões tomadas é que vamos fechar o estacionamento na orla. Mas será permitida a circulação. Vamos ativar o trailer da PM para ser um ponto de referência para os órgãos de segurança e evitar som automotivo e consumo de bebidas alcoólicas”, informou o Coronel Benedito Sabbá, comandante do CPR II.
De acordo com o coronel, as ações serão realizadas em todos os núcleos da cidade, como São Félix e Amapá. Veículos flagrados estacionados na Orla serão guinchados. “Vamos trabalhar em todos os pontos e continuar as operações na cidade”, disse.
O coordenador da Vigilância Sanitária, Daniel Soares, assistiu com preocupação as imagens feitas no último fim de semana na Orla. Segundo ele, as pessoas não vêm se preocupando com a proliferação do vírus transmissor da Covid-19.
“Acabamos de nos reunir com as força de segurança e acredito que a intenção foi das melhores em liberar a orla para o público em geral. Mas a população marabaense ainda não entendeu a gravidade da situação e vamos ter que restringir o acesso a orla e intervir para evitar as aglomerações”, observou Daniel Soares.
O secretário de segurança institucional, Jair Guimarães, informou, durante a reunião, que irá disponibilizar maior efetivo de agentes de trânsito e guardas municipais para atuar no trabalho de combate às aglomerações em espaços públicos na cidade.
“Após a repercussão das aglomerações, um total desrespeito a situação em que vivemos, pois os hospitais estão lotados, vamos tomar medidas energéticas neste fim de semana e vamos seguir o que determina o Decreto Municipal nº 165. Que diz que é proibido estacionar na orla, como também o uso de bebidas alcoólicas. Pretendemos fazer uma grande operação neste fim de semana”, afirmou.
Texto: Victor Haor
Fotos: Paulo Sérgio