SMSI: Órgãos de segurança do município atuam no combate ao tráfico de drogas
Os órgãos de fiscalização da Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI) atuaram em diversas frentes. Agentes do Canil da Guarda Municipal de Marabá (GMM), em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizaram a apreensão de 20,4 kg de pasta base de cocaína em um veículo com placa do estado do Mato Grosso. A ocorrência foi na última sexta-feira, 18.
A PRF identificou o motorista em atitude suspeita e, após o acionamento do Canil, os cães de detecção encontraram o entorpecente no forro da carroceria do automóvel. O motorista recebeu voz de prisão e foi conduzido para a delegacia da Polícia Federal de Marabá.
O Canil existe há oito anos e já ajudou a apreender em torno de uma tonelada de entorpecentes. Atualmente conta com cinco agentes e três cães de detecção. O comandante Elder Lourenço explica a importância do trabalho do grupamento.
“Nós atuamos em rondas preventivas e ostensivas no combate ao tráfico de drogas, além de trabalho socioeducativo, apresentações e palestras abordando esse tema”, reitera o comandante.
Ainda durante o final de semana, a GMM seguiu com as rondas diárias em praças e vias públicas, ações de combate à poluição sonora junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) e na operação integrada com Polícia Militar, Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) e GMM para cumprimento dos decretos de combate à pandemia.
Na sexta-feira (18), 16 agentes da Guarda com motocicletas e viaturas atuaram durante a vinda do presidente da República à Marabá para entrega de títulos de propriedade rural.
Trânsito e segurança patrimonial
O DMTU realizou rondas nos núcleos da cidade, fiscalização em conjunto com os demais órgãos de segurança além do monitoramento da orla do Núcleo Marabá Pioneira, em relação aos decretos de combate à pandemia. O departamento também atuou na vinda do presidente da república com orientação de trânsito.
O Departamento Municipal de Segurança Patrimonial (DMSP) auxiliou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no mutirão de vacinação para a população sem comorbidade com mais de 45 anos, no campus da Universidade do Estado do Pará. Ao todo, 18 agentes atuaram para resguardar o local, orientar e controlar o fluxo de pessoas.
Os agentes do DMSP também realizaram rondas preventivas no Hospital Municipal de Marabá e no Hospital Materno Infantil.
Meio Ambiente
Durante o final de semana, agentes da SEMMA atenderam 37 denúncias de poluição sonora. Os núcleos com mais ocorrências foram Nova Marabá com 21 e Cidade Nova com 16.
Para denúncias de poluição sonora o Linha Verde funciona pelo número (94) 3312-3350 / 98198-3350 / 99233-0523 e pelo app do Disque Denúncias do Sul e Sudeste do Pará, que pode ser baixado na loja dos smartphones.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Divulgação