SMSI: Órgãos de segurança fiscalizam Orla para evitar aglomeração no fim de semana

(19 de março de 2021)

Pessoas poderão trafegar livremente, mas com máscaras e distanciamento. Bebidas alcoólicas e automóveis continuam proibidos, exceto veículos de moradores e de pessoas que trabalham na orla.

Com o objetivo de evitar aglomerações e por cumprimento do decreto municipal 170 e decreto estadual 800, o DMTU (Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano), Guarda Municipal de Marabá (GMM), Polícia Militar e Detran estiveram reunidos na Orla Sebastião Miranda, na tarde desta sexta-feira (19), para prevenir e orientar a sociedade a fim de evitar aglomerações, com vistas nas medidas preventivas da COVID-19. Pessoas poderão trafegar livremente, mas com máscaras e distanciamento. Bebidas alcoólicas e automóveis continuam proibidos, exceto veículos de moradores e de pessoas que trabalham na orla.

O diretor do DMTU, Jocenilson Silva, explica que a Operação Orla Limpa cumpre os decretos municipais e estaduais, na intenção de prevenir e orientar a sociedade para que não haja aglomerações. “Para que possamos estar resguardados dessa epidemia, tendo em vista que ainda existem muitos leitos ocupados por essa doença e nossa intenção aqui é limpar a orla para que nenhum usuário faça aglomeração. Além da orla faremos operação de fiscalização de trânsito no sentido de coibir as pessoas que estão transitando de vir para orla, para aglomerar”, disse Jocenilson Silva.

Diretor do DMTU, Jocenilson Silva

O DMTU atualmente está na fase de cadastramento dos moradores e comerciantes da orla, onde somente os veículos deles poderão adentrar na perímetro. “E somente quem está cadastrado vai poder trafegar dentro do perímetro da orla”, pontua o diretor do órgão, acrescentando que o objetivo deles é preservar o maior número de pessoas para evitar qualquer tipo de aglomeração.

A orla segue isolada das 14h de sexta-feira até às 8h da segunda-feira, a fim de evitar qualquer tipo de aglomeração.

Wiliscley Leão, Inspetor da GMM, explica que se trata de mais uma intensificação de fiscalizações, uma vez que no último final de semana pessoas voltaram a se aglomerar no ponto turístico. “Pessoas ainda insistem em beber na orla e está proibido beber e ainda em outros núcleos da cidade. Vamos intensificar as fiscalizações”, explica Leão.

Wiliscley Leão, Inspetor da GMM

Veja mais fotos da fiscalização:

Texto: Emilly Coelho
Fotos: Aline Nascimento