SMSI: Órgãos de segurança iniciam Operação Veraneio em Marabá
Na manhã desta sexta-feira, 02, as forças de segurança municipal e estadual se reuniram na Praça São Félix de Valois, no Núcleo Marabá Pioneira, para dar início às ações de segurança da Operação Veraneio 2021, a fim de fiscalizar o cumprimento dos decretos de combate à pandemia e resguardar a segurança dos veranistas. Estavam presentes agentes da Guarda Municipal, Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU), Departamento Municipal de Segurança Patrimonial (DMSP), Polícia Militar e Grupamento Aéreo de Segurança Pública (GRAESP). A operação também vai contar com o apoio do Corpo de Bombeiros.
O decreto municipal 216, lançado essa semana, determina o funcionamento das praias até às 18 horas bem como a venda de bebidas alcoólicas também até esse horário. Os acampamentos nas praias também estão proibidos. Para auxiliar na fiscalização será instalado um posto integrado.
As embarcações, que fazem o transporte para a praia do Tucunaré em frente à orla da cidade, deverão respeitar limite máximo de 60% de ocupação da capacidade, além dos cuidados necessários diante do cenário de pandemia. Também serão realizadas rondas diuturnas com os diferentes órgãos de fiscalização.
“Nós estamos organizando todas essas atividades e estamos aqui para mostrar a toda a sociedade que estamos organizados e preparados para combater qualquer desrespeito aos decretos, às normativas legais para manter a nossa cidade segura e tranquila”, pontua Jair Guimarães, secretário municipal de segurança institucional de Marabá (SMSI), responsável pelas forças de segurança municipal.
O coronel Benedito Sabbá do 2º Comando de Policiamento Regional, parceiro na Operação Veraneio, destaca as ações da Polícia Militar durante o mês. “Nossas ações serão preventivas contra o crime e contra a proliferação da Covid-19. Juntos, nós queremos proporcionar aos moradores de Marabá um verão tranquilo, sem aglomerações e com segurança”, relata o coronel.
A Operação Veraneio contará com 300 agentes das forças de segurança da SMSI (DMTU, DMSP e GMM), mais 300 policiais militares que poderão ser demandados do comando regional, 50 motocicletas e 50 viaturas de ambas as forças de segurança, quatro lanchas, um drone e um helicóptero do Graesp serão empregados na operação.
“Nossa maior preocupação é a segurança de banhistas, estamos de prontidão todos os dias, sob demanda, e em operações programadas, mas andamos com rádio linkado ao CIOP, e qualquer viatura pode solicitar o apoio aéreo, nossa prontidão é 24 horas”, Cledson Oliveira, Major do Corpo de Bombeiros.
“A nossa fiscalização será diuturnamente em diversos pontos coibindo aglomerações, consumo de bebida alcoólica em lugares públicos. O decreto 216 veio para contemplar o lazer, mas devemos cumprir com o que está estabelecido nele que a segurança será garantida para todos”, ressalta o comandante da Guarda Municipal, Inspetor Everton Barreto.
A operação também contará com blitz em vias pela cidade e fiscalização dos agentes de trânsito na orla da cidade. “Nós vamos empregar mais de 20 viaturas e 30 agentes de trânsito na operação e vamos atuar com bafômetro. Os condutores que insistirem em dirigir embriagados serão autuados e conduzidos porque é um crime de trânsito e vamos estar com todo o aparato para fazer a segurança dos pedestres, ciclistas e banhistas. Nossa intenção é fazer um trabalho voltado para a sociedade”, ressalta o diretor do DMTU, Jocenilson Silva.
A guarda patrimonial também dará apoio à Operação Veraneio no transporte entre a orla e a praia. “O DMSP vai estar envolvido dando suporte logístico na praia com um posto instalado lá juntamente com uma embarcação leve de alumínio, atuando na segurança das pessoas durante o embarque e desembarque na área”, ressalta o subcomandante do DMSP, João José da Silva.
“Que nós tenhamos um verão abençoado e todos aproveitem bem a nossa orla, a nossa praia mas com moderação e respeito”, propõe o titular da SMSI, Jair Guimarães.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Aline Nascimento