SMSI: Órgãos de segurança prestam apoio ao Círio de Nazaré durante o fim de semana
No sábado, o DMSP participou por meio de embarcação própria acompanhando a romaria até a Orla de Marabá.
Durante o final de semana, o Departamento Municipal de Segurança Patrimonial (DMSP) prestou apoio à organização do Círio. No sábado (16), agentes do departamento participaram da segurança da romaria rodoviária que teve início na Paróquia São Francisco de Assis, na Praça São Francisco até o Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, na Folha 16.
À tarde, o apoio foi à procissão dos fiéis que teve início na Folha 16 até o balneário das Mangueiras às margens do rio Tocantins, onde teve início a romaria fluvial. Na ocasião, o DMSP participou por meio de embarcação própria acompanhando a romaria até a Orla de Marabá, no perímetro do porto da colônia de pescadores Z-30. Na orla, já havia uma equipe do DMSP que acompanhou a procissão até a catedral, no núcleo Marabá Pioneira.
No domingo, 17, o suporte foi à principal romaria do Círio de Nossa Senhora de Nazaré com saída da Catedral e destino ao Santuário de Nazaré, na Folha 16.
O DMSP seguiu com as rondas nos diversos postos de serviços do município sob sua responsabilidade.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) realizou atendimento de denúncias de poluição sonora, ao todo foram 18. No núcleo Nova Marabá foram 10 e Liberdade, 2. Outras denúncias foram atendidas nos bairros Belo Horizonte, Laranjeiras, Infraero, Santa Rosa, Novo Horizonte e Bom Planalto.
Já a Guarda Municipal de Marabá (GMM), além do apoio a Romaria Rodoviária e Fluvial do Círio 2021 também prestou apoio na realização dos jogos do campeonato marabaense da primeira divisão. Também foi prestado apoio ao Hospital Materno Infantil.
Por volta das 23h do sábado (16) o Canil da GMM e o Grupamento de Proteção Ambiental prestaram apoio a Semma. Também foi prestado apoio aa Polícia Civil e Instituto Médico Legal, diante de um caso de homicídio que ocorreu no Bairro São Félix, por coincidência, quando as equipes lá se encontravam.
No domingo (17) a GMM e o Departamento Municipal de Trânsito (DMTU) agiram em frente a Universidade Pitágoras, sobre a ocorrência de moto táxi clandestino, durante a prova da OAB. A moto foi recolhida ao pátio da puma, a GMM foi fazendo escolta até ao local. No mesmo dia a GMM e o DMTU também foram acionados sobre um acidente de trânsito no cruzamento da Alfredo Monção com a Pedro Marinho, envolvendo uma S-10 e um Gol.
Texto: Osvaldo Henriques e Ronaldo Palheta
Fotos: Divulgação