SMSI: Patrulha Maria da Penha e grupamentos atuam em várias frentes no fim de semana
A GMM realizou 153 atendimentos diretos de 25 a 31 de outubro com rondas diárias em praça pública, diversas praças e vias públicas da cidade, Orla de Marabá, HMM – HMI e ainda Rodoviária do km-06.
Na manhã do último sábado (30), a equipe da Patrulha Maria da Penha do Município de Marabá, Estado do Pará, esteve na Vila Sororó em um evento alusivo ao Outubro Rosa realizando orientações com as mulheres da zona rural, sobre a importância do programa e conscientizando a relevância da denúncia de violência doméstica que pode salvar vidas.
Na ocasião a agente Araújo da Guarda Municipal falou sobre o acompanhamento das vítimas, de como elas se sentem protegidas ao serem acompanhadas pelos agentes e como podem requerer o acompanhamento do programa.
Já o inspetor Lemos falou sobre a importância do acompanhamento com o agressor, que diminuiu o índice de violência e feminicídio de maneira indiscutível e que a patrulha da Penha em Marabá é o único programa do Estado que acompanha e fiscaliza os agressores.
Além disso, a Patrulha Maria da Penha realizou, no último dia 25, a prisão e apresentação de um cidadão na delegacia da Folha 30, onde ele descumpriu medida protetiva da sua ex-esposa.
Atuou também em apoio ao Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU), em operação no Quilômetro 6, em fiscalização de vans e ônibus. Na mesma data, a GMM prestou apoio através do Canil nos jogos da semifinal do campeonato marabaense 1° divisão. Também no dia 26, foi prestado apoio no Campeonato Marabaense 1° divisão entre Renegados e Morada Nova, no local havia um público de cerca de 400 pessoas. O apoio foi prestado até às pessoas dispensarem do local do evento.
No dia 27 aconteceu a Operação no 52° BIS (Batalhão de Infantaria de Selva), em apoio ao Canil da GM, juntamente com o Canil da PE (Polícia do Exército) em ações conjuntas. Ainda no dia 27 o Grupamento do Canil deu apoio ao projeto da Semel (Secretaria Municipal de Esporte e Lazer). Durante a noite, a GMM trabalhou no Estádio Zinho de Oliveira na final do campeonato marabaense 2° divisão, como também atendeu denúncia de desmatamento pela GPA e SEMMA.
Já dia 29, apoio do Grupamento do Canil ao CBMM, iniciou uma operação em busca de um homem desaparecido, entre as cidades de Cajazeira e Novo Repartimento, com início às 5 h e término às 17h. Ele ficou desaparecido há 15 dias na mata e foi encontrado em Marabá no dia 31, levado ao HMM (Hospital Municipal de Marabá) para cuidados. Ainda no dia 29, a GMM continuou os trabalhos no campeonato marabaense da 1° divisão, entre Renegados e Juventus, com um público de mais de 800 pessoas, onde a GMM e PM realizaram a segurança do evento.
Como parte ainda dos trabalhos da Guarda Municipal, no dia 30, a GMM garantiu a segurança no concurso de Rainha Junina da Diversidade, na praça São Félix de Valois, ainda no campeonato de futsal em Morada Nova, e por fim através do GPA (Grupamento de Proteção Ambiental) atendeu sete denúncias de duas notificações de poluição sonora.
No último dia 31, a GMM atendeu uma denúncia de cidadão alterado no Hospital Municipal de Marabá, onde foi constatado se tratar de paciente psiquiátrico, onde foi feito averbação e logo em seguida o homem se retirou do local.
Em suma, a GMM realizou 153 atendimentos diretos de 25 a 31 de outubro com rondas diárias em praça pública, diversas praças e vias públicas da cidade, Orla de Marabá, HMM – HMI e ainda Rodoviária do Quilômetro 6. Aos domingos a GMM resguardou a segurança nos seguintes pontos Feiras da Laranjeiras e da Folha 28, Feira do Por do Sol, Orla Velha Marabá e Feira livre da Avenida Paraíso- Liberdade.
Texto: Emilly Coelho
Fotos: Divulgação