SMSI: Departamentos de Segurança atuam em eventos e operações no final de semana
Os órgãos que compõem a Secretaria Municipal de Segurança Institucional de Marabá (SMSI), a Guarda Municipal de Marabá, o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte e o Departamento Municipal de Segurança Patrimonial, atuaram em ações de segurança e manutenção da ordem no município, nesse final de semana. Entre os eventos estão as inaugurações da quadra esportiva da EMEF João Anastácio de Queiroz e do Ginásio da Folha 16, corrida Maio Amarelo, operações de fiscalização e rondas.
GMM
A Guarda Municipal de Marabá (GMM), na sexta (26), prestou apoio à segurança na inauguração do ginásio da escola João Anastácio e ginásio Renato Veloso, na Folha 16. Também deu apoio à segurança a um evento no CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, bem como atendeu a uma ocorrência, na rodoviária do KM 6, devido a problemas ocasionados por um homem alcoolizado. No local, foi feita a abordagem e orientações.
Durante o sábado, a Guarda prestou apoio à segurança de um jogo sub-17, no Zinho Oliveira, Marabá Pioneira. No domingo (28), a GMM apreendeu linhas com cerol, linhas chilenas e pipas, em São Félix, e fez um trabalho de orientação e conscientização junto às crianças e jovens sobre os riscos do uso de linhas chilenas e cerol. Na Marabá Pioneira, às 23 horas, em patrulhamento, a Guarda ajudou o SAMU no atendimento de um jovem que teve um surto psicótico.
A GMM atuou em operações integradas de segurança pública em parceria com o DMTU (Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano) durante fiscalização de veículos em situações irregulares. Houve também atuação juntamente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) em operações de fiscalização e atendimento de denúncias de poluição sonora.
Além disso, a GMM também manteve rondas e policiamento preventivo nas escolas, hospitais, praças, rodoviárias, logradouros e orlas do município. Não houve ocorrências ou crimes de grande relevância na área de atuação da Guarda Municipal.
Neste ano de 2023, a GMM, em conjunto com os demais órgãos de fiscalização, realizou com a SEMMA 98 operações de fiscalização de poluição sonora, 45 operações piracema, com o DMTU 60 operações de fiscalização de veículos irregulares, 10 apoios ao SAMU, 01 operação com a Polícia Federal (PF), 02 operações com a Polícia Militar (PM), 02 apoio às fiscalizações com a vigilância sanitária, 09 operações com a Postura, 10 conduções à delegacia, 03 operações com a Defesa Civil, 02 operações com a Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop), 03 operações com a SDU e outras relacionadas à saúde, bem como palestras nas escolas sobre violência escolar.
DMSP
O Departamento Municipal de Segurança Patrimonial (DMSP) colaborou na 13ª Edição de Jogos Estudantis Marabaenses- JEM’s, garantindo a segurança durante toda a programação, que começou no dia 22. Na tarde desta sexta-feira, 26, atuou na inauguração do novo ginásio Renato Veloso, da Folha 16, e entrega da nova quadra de esportes da Escola João Anastácio.
Os agentes também atuaram em rondas preventivas no Hospital Municipal de Marabá (HMM).
DMTU
O Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano realizou, na sexta-feira (26), monitoramento em prol das inaugurações da quadra Esportiva da Escola João Anastácio de Queiroz e do Ginásio Poliesportivo Renato Veloso, na Folha 16. No mesmo dia, monitorou e organizou o trânsito do Festejo Nossa Senhora das Graças e da Carreata realizada pela Associação Comercial de Marabá -ACIM.
Já no sábado, 27, organizou e monitorou o trânsito no Bairro Santa Rosa por conta da realização de festividade junina. No domingo (28), o DMTU promoveu a 3ª corrida Maio Amarelo. O evento vinculou educação para o trânsito à prática esportiva, com todos os benefícios do esporte, dentre os quais disciplina e respeito às regras, atitudes necessárias a um bom condutor na vivência diária no trânsito, sendo ainda um momento e oportunidade para atividade educativa. A corrida arrecadou nas inscrições, cestas básicas de alimentos que serão a instituições de ajuda humanitária de nossa cidade.
Movimento Maio Amarelo
A proposta é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, por meio de ações coordenadas entre o Poder Público e a Sociedade Civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada discutindo, efetivamente, o tema, bem como realizar ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas. O movimento também objetiva ampliar a mensagem da campanha, sensibilizando o cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável no trânsito, tendo como premissa a preservação da própria vida e a dos demais cidadãos.
Texto e fotos: Divulgação SMSI