SMSI: Guarda Municipal amplia rondas escolares para aumentar segurança
A Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI) atua diariamente, por meio da Guarda Municipal de Marabá (GMM), em rondas escolares nas entradas e saídas dos alunos. Segundo o Secretário da SMSI, Jair Guimarães, nos últimos dias, as operações ostensivas foram ampliadas para promover mais segurança nos ambientes escolares. Atualmente, há uma frota de cinco viaturas com 20 agentes da GMM. Além disso, há o apoio da Polícia Militar nas rondas.
“Assim que soubemos de alguns ataques a escolas fora do estado do Pará, nós fizemos uma reunião com o coronel David do 4º BPM e com outros os outros coronéis dos batalhões. Essa reunião ocorreu na segunda-feira, onde nós tratamos da ação da Polícia Militar e Guarda Municipal em relação à segurança dos alunos e das escolas. E nós já começamos, antecipadamente, um trabalho de ronda preventiva nas escolas. Inclusive mudamos até o horário de rendição da Guarda, para que estejam na entrada e na saída dos alunos, em frente às escolas”, destaca.
Além de explicar sobre a divisão das seguranças municipal e estadual em todas as unidades escolares da cidade, o secretário pede para que a população fique tranquila, pois há um planejamento para a segurança da população.
“Nós queremos dividir algumas escolas entre a Polícia Militar e a Guarda Municipal para que a gente não passe, no mesmo lugar, com as duas forças. Então dividiremos as escolas do município de Marabá, entre a PM e a GMM. É bom tranquilizar os pais e alunos que a Guarda Municipal está atenta e nós estamos fazendo um trabalho preventivo de rondas escolares diuturnamente, para que a gente não replique essa instabilidade causada por pessoas que usam as redes sociais para levar essa sensação de insegurança à comunidade. Nós temos que ter muita calma para poder combater com tranquilidade, com planejamento”, enfatiza.
É importante também que o aluno esteja uniformizado e que os servidores das escolas não permitam pessoas estranhas entrarem no local, sem autorização ou identificação. São várias ações que podem contribuir com a segurança nas escolas. “É um lugar sagrado para o estudo, para o ensino de qualidade e nós não podemos deixar essas pessoas tirarem a paz das nossas crianças, dos pais e das escolas. A presença dos nossos agentes nos ambientes já tranquiliza bastante, e é importante, porque previne que ocorra algum delito. Isso vai elevar o nível de sensação de segurança e vai trazer uma paz social, pois é o que nós precisamos e queremos”, afirma o secretário.
É fundamental reiterar que a responsabilidade não cabe apenas à segurança pública junto às escolas, mas dos pais, pois a educação começa em casa.
“É bom que os pais orientem os filhos a não falarem com estranhos, andar com um ou mais coleguinhas, sempre serem levados à escola com uma pessoa de confiança, de preferência os pais. Mas se for outro responsável, sempre avisar à escola. Eu vejo que esse momento é papel de todos. Nós não podemos deixar de fora essa educação no lar, precisa ter com as crianças e educá-las, dar instrução coerente”, finaliza o titular da SMSI.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Sara Lopes