SMSI: Secretaria recebe armamento para reforçar segurança pública

Convênio em andamento com a PF autoriza o porte da arma letal, após o cumprimento de nove das dez exigências feitas pela PF, a próxima etapa a ser cumprida é o treinamento

Nesta quinta-feira (19), a partir das 9 horas, no Auditório do Gabinete do Prefeito, acontece a cerimônia de entrega de armamento para Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI). Serão entregues 100 pistolas PT100.40 da marca Tauros para a SMSI, doadas pela PRF (Polícia Rodoviária Federal). O armamento será guardado no quartel da 23ª Brigada de Infantaria de Selva de Marabá, até que os guardas municipais passem por treinamento de tiro e munição, e ainda exame psicológico.

Segundo Jair Guimarães, secretário municipal de Segurança Institucional, atualmente o processo de legalização para os guardas e inspetores municipais para portar arma de fogo, está em fase de termo de cooperação com a Iesp (Instituto de Ensino de Segurança do Pará). “É um momento importante da GMM, haja vista que a Guarda tem uma lei federal que garante o uso de armamento, além de dois decretos municipais e uma carteira funcional. Agora estamos recebendo o armamento. O GMM faz a proteção do patrimônio, de funcionários do município e trabalha em conjunto com os órgãos [Semma, DMTU, Postura, PM, PRF e PC, além de ter três grupos operacionais: Patrulha Maria da Penha, Grupamento Ambiental e Canil], portanto, o armamento letal trará segurança ao próprio agente (GM) e a terceiros, cuja proteção faz parte da Missão da Guarda Municipal”, destaca.

Texto: Emilly Coelho
Foto: Arquivo

Acessibilidade