SMSI: Segurança Patrimonial comemora 18 anos de serviços prestados em Marabá
Em uma solenidade cheia de simbologia, na terça-feira, 11 de abril, Dia do Agente Patrimonial, foi comemorado os dezoito anos de atuação dos agentes em Marabá. A cerimônia aconteceu no fim da tarde, na sede do Departamento, localizado na Folha 32 e contou com a participação de autoridades. Estavam presentes o vice-prefeito Luciano Dias, o presidente da Câmara Municipal Alécio Stringari, o secretário de Segurança Municipal Jair Guimarães e representantes da Polícia Civil, do Sindicato da Classe e do Disque Denúncia.
Na cerimônia, dois agentes foram escolhidos para homenagear os demais colegas. Sérgio Mota, o mais velho e Arlete Conceição, a mais nova do grupo, receberam diplomas de agradecimento pelos serviços prestados. Ao fim da cerimônia, cantou-se o tradicional parabéns com direito a bolo de aniversário.
Os seguranças patrimoniais são homens e mulheres que no dia a dia dedicam-se a proteger o patrimônio público, muito além dos bens materiais, pois cuidam também do intelectual da prefeitura, os servidores. Na solenidade, os trabalhos dos agentes foram reconhecidos pelas autoridades que não economizaram elogios à atuação dos profissionais no município.
Luciano Dias, vice-prefeito de Marabá, enfatiza a importância dos profissionais para o serviço público destacando a visibilidade que alcançaram ao longo dos últimos anos.
“Hoje são agentes requisitados por todas as secretarias, por terem um comportamento digno, realmente prestarem um serviço de excelente qualidade. A gente tem orgulho de ter a força do DMSP servindo diariamente no município de Marabá. Espero que muitos avanços ainda possam ocorrer na carreira desses servidores”, afirma Luciano Dias.
Para o vereador Alécio Stringari, presidente da CMM, é essencial valorizar o DMSP pela qualidade do serviço prestado.
“Frequentamos muitos órgãos públicos, que é onde os agentes estão atuando e eu tenho observado a maneira que somos tratados, de como eles desenvolvem o trabalho deles, além de estarem cuidando em todos os sentidos. Então acho que temos de ter uma gratidão muito grande e dizer parabéns pelos 18 anos e tenho certeza que o departamento vai desenvolver muito mais”, ilustra o parlamentar.
Apesar dos 18 anos de existência, o Departamento foi criado apenas a partir de 2012, através da Lei Municipal 17.510/2012. Jair Guimarães, secretário da SMSI, lembra dos avanços que começaram a se expandir a partir de 2017.
“Em 2017 eles funcionavam em uma sala dentro do DMTU, depois nós levamos para um prédio anexo, em outro local, e agora estamos numa sede muito legal, agradável. Acabaram de receber quatro viaturas SUV, uma camionete para trabalhar. É um órgão que tem uniforme, tem todo o equipamento. Precisa avançar no colete balístico, mas estamos trabalhando já na legislação, tem uma lei para ser aprovada. Hoje tem esse reconhecimento de uma gestão que tem investido no órgão que cresceu muito”, analisa o secretário.
Atualmente, além dos órgãos municipais, o DMSP atua em cedência a órgãos públicos de outras esferas, a exemplo da Polícia Civil e do Disque Denúncia. Os mais de 200 agentes são distribuídos por 67 postos de serviços. O delegado Élcio Fidelis, Diretor da 21ª Seccional da Polícia Civil, está satisfeito com o serviço prestado na Seccional.
“Além da parceria externa, no dia a dia, a gente tem a parceria interna, temos agentes trabalhando conosco e são servidores de muita qualidade que contribuem muito com o nosso serviço. Conseguimos dar uma resposta melhor à sociedade com essa integração”, frisa o delegado.
Josafá Rozal, coordenador do DMSP, relembra os avanços da classe vislumbrando o futuro.
“São 18 anos de muita luta, muita batalha. Trabalhávamos num cenário completamente diferente, mas com o passar dos tempos e as necessidades que foram surgindo, a administração foi moldando a forma de trabalho e chegamos ao padrão atual. Hoje já lutamos para agir de uma forma mais abrangente de contribuir com a administração de Marabá nesta missão de cuidar da população”, reconhece o coordenador.
Dezoito anos dedicados a Segurança Patrimonial
O agente Balbino Silva é um dos agentes patrimoniais que assumiu a função ainda em 2005. Ele lembra que passou a trabalhar na prefeitura em 2001, como contratado e logo que surgiu o concurso para a função não pensou duas vezes, dedicou-se, estudou e conseguiu aprovação. Atualmente, ele reveza com colegas, os plantões no Gabinete da Prefeitura e é feliz na profissão a qual escolheu.
“Para gente é muito importante ser reconhecido nesses 18 anos de serviço, para a classe é um avanço. E estamos sempre prontos para servir a população”, conclui o profissional.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Sara Lopes