SMSI: Servidores e barqueiros recebem certificados e habilitação de curso realizado pela Marinha
Na quarta-feira, 19, foi realizada no auditório da Escola José Mendonça Vergolino, na Marabá Pioneira, a entrega dos certificados do curso de Aquaviário Marinheiro e Auxiliar Fluvial de Convés e Máquinas para os barqueiros e rabeteiros da cidade e do Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP), para aos profissionais de segurança do município.
No total, 60 pessoas receberam o certificado, sendo 30 barqueiros e 30 servidores. Uma delas foi a barqueira Cícera Gomes, que comemorou a conquista da habilitação.
“A motivação é melhorar nosso trabalho e conseguir a carteira. A participação foi muito boa, aprendemos muitas coisas. Me sinto mais preparada e capacitada para desempenhar minha função com total segurança agora”, opina.
Já entre os servidores vários órgãos diferentes foram contemplados. A capacitação foi realizada por instrutores da Marinha do Brasil e contemplou agentes da Guarda Municipal de Marabá (GMM), Departamento Municipal de Segurança Patrimonial (DMSP), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Defesa Civil além de policiais militares.
O coordenador da Defesa Civil de Marabá, Marcos Andrade, explica que a ideia partiu da necessidade de aumentar a segurança e conscientização do veranista de Marabá.
“Beneficia muito os barqueiros, servidores e população. Vimos a necessidade dessa conscientização e capacitação então buscamos qualificar os barqueiros e o órgão público” ressalta.
O técnico ambiental da Semma, Edvan Abreu, foi um dos servidores que participaram da capacitação.
“A gente trabalha a um tempo já com embarcações, sempre estamos na água. Agora temos nossa habilitação, temos mais conhecimento em segurança e estamos mais qualificados. Veio para somar porque aprendemos tanto na teoria quanto na prática e melhoramos nossa aptidões ao trabalho”, especifica Edvan.
Jair Guimarães, secretário de Segurança Institucional do município destaca que o curso teve todas as vagas preenchidas e que a prefeitura trabalha com a ideia de um termo de cooperação com a Marinha para ajudar na fiscalização dos rios.
“Durante algum tempo a gente vem mantendo contato com a Marinha do Brasil e este ano a gente incrementou também as forças de Segurança Pública, com 60 vagas, distribuindo 30 para os barqueiros e 30 para os profissionais da segurança. Nós estamos nos preparando para trabalhar de forma que possamos fazer um termo de cooperação técnica com a Marinha e poder auxiliá-la nos nossos rios aqui da região, haja vista que o Rio Tocantins é um rio federal”, destaca o titular da SMSI.
O curso teve aulas de: Conhecimentos de Marinha; Comunicação; Primeiros Socorros, Legislação sobre Tráfego Aquaviário; Manobras de Embarcações; Noções sobre Motores Propulsores; Noções sobre Estabilidade de Embarcações; Navegação e Meteorologia; Combate a Incêndio , Sobrevivência; Poluição Ambiental nos Rios e Segurança na Navegação, dentre outros. Também haverá aulas práticas a bordo de embarcações. Ao final da capacitação, todos os participantes receberão certificados.
“Preparamos a logística com a Marinha, instrutores, preparamos o colégio, sala, o local para eles ficarem, damos o apoio com as viaturas. É importante porque todo mundo ganha. A sociedade vai ganhar e ano que vem nós não vamos ter nenhum dissabor de pessoas bebendo e dirigindo lancha ou o jet ski, pois teremos fiscalização. Nós vamos ter mais presença do município, do Estado e da União com relação à Marinha no Rio, aqui em Marabá”, complementa Jair Guimarães.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Karoline Bezerra e Osvaldo Henriques