SSAM: 25 equipes fazem a coleta de resíduos dia e noite na cidade

Coleta também está sendo feita na Zona Rural

A coleta de lixo em Marabá é considerado um dos serviços mais eficientes da Prefeitura, nos últimos três anos no município. A afirmação é da própria população, devido à coleta regular dos resíduos sólidos, o que deixa a cidade limpa e organizada.

Luisa Sousa, moradora do bairro Laranjeiras há mais de 30 anos, disse que observa e conhece bem a rotina da coleta de lixo no setor onde reside, na Rua Rio Grande do Norte. Por isso, na casa dela o lixo doméstico tem horário certo para ser depositado na lixeira, no inicio da noite. Segundo ela por lá, o caminhão coletor passa todos os dias, a partir das 20 horas.

“Eu tenho credibilidade na coleta do lixo. Eu sei que de segunda à sábado, a partir das 20 horas até no máximo às 22h, o lixo já foi coletado. Sendo que das 18h até às 20h passa um rapaz pegando as sacolas das cestas e organizando em um ponto para facilitar a coleta”, descreve a gestora de redes sociais.

Luisa Sousa

Ainda segundo a moradora, para colaborar com os trabalhadores, além de acondicionar o lixo em sacolas bem amarradas ela também se preocupa com a saúde dos garis. Os materiais cortantes e perfurantes recebem atenção especial ao ser jogado na lixeira.

“Agulha, seringa, vidro quebrado, garrafa, qualquer coisa de vidro eu coloco em uma embalagem diferenciada. Coloco geralmente em caixa e ainda faço a identificação (vidro), pra não machucar o garí. É uma profissão que admiro. A sociedade suja e eles [garis] estão ali pra limpar. A sociedade deveria ajudar mais a manter a cidade limpa”, destaca Luisa.

Hellen Pâmella Santos, professora de geografia, moradora da Avenida 31 de Março, disse que por lá a coleta de lixo não tem sido diferente. “A coleta tem sido regular por parte do poder público de uma maneira efetiva. Aqui na Laranjeiras a gente é bem servido de coleta de lixo”, afirma a professora.

Hellen Pâmella Santos

Atualmente, a Prefeitura de Marabá conta 25 equipes, trabalhando dia e noite na coleta de resíduos na cidade, de segunda à sábado, a partir das 7h da manhã. Aos domingos, o serviço funciona em regime de plantão, somente em pontos comerciais e de grande movimentação como as feiras e praças .

De acordo com Marcos Moreira, diretor de extensão do Serviço de Saneamento Ambiental, além da cidade, a coleta também tem sido estendida à zona rural. Ao menos oito vilas já contam com o serviço duas vezes na semana. Na Vila Café, os moradores passaram a contar com a coleta desde a última segunda-feira (06).

“O que a gente pede a população é que fique atenta a só jogar o lixo fora próximo ao horário da coleta para evitar que os animais rasguem o saco, as sacolas. E também alertamos sobre o bom acondicionamento do lixo. Embalar os materiais de vidros, para evitar acidentes, o que já tem acontecido”, enfatiza Marcos.

Veja outras fotos: 

Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio 

Acessibilidade