SSAM: Agentes de conservação e garis trabalham diariamente para deixar a cidade limpa
O serviço de Limpeza Urbana feito pela Prefeitura de Marabá é uma constante em todos os cantos da cidade, por meio do Serviço de Saneamento Ambiental (SSAM). Os agentes de conservação e os garis já fazem parte do dia a dia da população, pois é comum a presença dessa turma pelas ruas e espaços públicos, tanto em serviços diários como a coleta de lixo e varrição, quanto no roço, capina, limpeza de bueiros e grotas, pintura de meio-fio e de outros espaços.
Nesta semana, por exemplo, duas equipes de roço continuavam a limpeza no canteiro da VE-2, entre as Folhas 17 e 18, próximo ao Hospital Municipal de Marabá (HMM). Ali os trabalhos começaram na segunda-feira, (09), e devem se estender até a próxima semana, no sentido da Folha 5.
“Aqui vamos trabalhar até o serviço acabar e depois vamos para outro lugar. Fazemos o roço e depois retiramos o material produzido deixando tudo limpo”, disse um dos fiscais de equipe, Julimar Lima.
Elias Xavier, mora há 15 anos na Folha 17 e reconhece a importância do serviço para quem mora próximo aos grandes canteiros.
“Para nós é muito importante, até mesmo pela questão da segurança, a limpeza é muito importante, assim como a iluminação aqui dos canteiros. Com a limpeza fica ótimo pra nós” afirma o morador.
Nesta semana, equipes de capina e roço, trabalharam ainda na Folha 32, nas proximidades do Quartel da Polícia Militar, na VP 7 próximo à Praça Monsenhor Baltazar e no núcleo Cidade Nova em ruas como a Pedro Fontenelle, no Bairro Bom Planalto e no Novo Horizonte nas proximidades da Escola Ida Valmont.
Na semana passada, além da Folha 27, equipes trabalharam também nas proximidades do Incra e na Folha 23 com a limpeza de bueiros, além de serviços em escolas municipais e na zona rural.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento e SECOM