SSAM: Cidade limpa, bem cuidada e população satisfeita
O Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá é responsável pela manutenção de nossa cidade. São várias frentes de serviços que trazem impactos à sociedade na limpeza pública, limpeza de grotas e bueiros, roçagem, iluminação e muitos outros serviços essenciais. Em entrevista, o Presidente do SSAM, Múcio Andalécio, faz um balanço de 2018 e diz como espera ser o ano de 2019.
Como você avalia as ações do serviço de saneamento ambiental deste ano?
Desenvolvemos o trabalho que a gente se propôs a fazer esse ano, a gente já tinha todas as licitações preparadas, equipamentos comprados, e com isso nos deu chance de trabalhar com muito mais facilidade do que no ano passado. Esse trabalho deu facilidade de uma folga a mais, pois para que houvesse um trabalho diversificado na cidade nossas equipes começaram a desenvolver atividades em vários setores diferentemente de 2017. No ano passado a gente não tinha as ferramentas apropriadas e a cidade, todos sabem como estava, muito suja. A gente fez uma força-tarefa muito grande para dominar os canteiros que estavam sujos. Esse ano foi tudo muito mais fácil de trabalhamos, inclusive alcançando outros lugares que a gente não teve condições de trabalhar no em 2017. Esse ano foi muito proveitoso para a população e para os turistas. Todos sabem o esforço que nós fizemos.
Tivemos a ampliação dos projetos e aumento de equipes e novas frentes de serviços?
Ano passado trabalhamos no limite de contratação devido às questões orçamentárias, neste ano deu para ampliar um pouco mais as equipes de limpeza urbana, equipe de limpeza de grota, entre outros. Além da zona urbana abrimos frentes de trabalho também na zona rural. Desde meados do ano passado a gente já começou a realizar projetos para zona rural. Temos um aterro sanitário na Vila Três Poderes que atende a região do Rio Preto. Contratamos pessoas também para a limpeza de valas. Ano passado a gente atrasou um pouco a limpeza de vala, mas recomeçamos desde o início do ano, os problemas ainda existem na cidade, ainda não tá perfeito, mas a gente está fazendo o possível para amenizar os problemas.
Como está o serviço da coleta de lixo?
Estão dentro do planejado, sendo muito bem avaliado pela população, claro que tem algum dia que o caminhão quebra e atrasou um pouco, mas o lixo da cidade vem sendo coletado todos os dias, a população está satisfeita, a gente conversa com a população, e ela agradece é um trabalho que o Tião Miranda faz questão que a gente faça, que não deixe lixo pra trás, e nós estamos fazendo todo empenho para atender a necessidade da população.
Como está a manutenção das praças na cidade?
Sobre a manutenção, a parte construtiva é da Sevop, nós somos responsáveis pela parte de podas das árvores e organização de canteiros, nisso nós temos uma equipe que dar uma resposta positiva nesta parte e sempre acompanhamos, nossos espaços públicos estão visualmente muito bons e agradáveis para quem ocupa estes espaços.
Quais os principais desafios para 2019?
Falando nos desafios para 2019 é a cidade que vai melhorando, vai crescendo, mas felizmente na minha pasta o povo a população já está ajudando muito mais a gente tá muito mais consciente que a limpeza é importante e a gente tem que fazer o melhor pra Marabá, com apoio da população dá para fazer muito mais para frente. Prefeito exige que faça a coisa pra melhorar nossa cidade, esse é o diferencial.