SSAM: Coleta de lixo é feita em rotas diurnas e noturnas
Todos os dias, os agentes de conservação do Serviço de Saneamento Ambiental (SSAM) rodam todos os núcleos da cidade para garantir a coleta de lixo. O trabalho acontece nos períodos diurno e noturno, de maneira estratégica, para causar o menor impacto no dia a dia do trânsito e da cidade.
Para garantir o serviço de coleta, o SSAM montou 12 rotas diurnas e 11 rotas noturnas, além disso há mais de 30 contêineres espalhados pela cidade, que servem para deposito de lixo, os quais posteriormente são coletados por caminhões poliguindastes e levados ao aterro sanitário. As coletas acontecem sempre no mesmo horário, para que a população possa se programar no descarte do lixo. Confira a escala do SSAM.
O Jaime Soares atua em uma rota da Nova Marabá, que faz a limpeza nas Folhas 30, 33, 34, 35 e Vila Militar, a partir das 8 horas. Ele revela que um dos grandes problemas é o descaso da população na hora da coleta, já que muitas vezes animais ou outros imprevistos acabam espalhando o lixo da sacola pelas ruas, por conta do lixo mal acondicionado ou colocado muito antes da equipe passar.
“A gente passa toda vez na mesma hora. Então pede que a população se programe também para colocar o mais próximo possível do horário. É a frase que tínhamos no caminhão antes. Do que adiantar limpar se o povo não ajudar? A gente pede que tenha compreensão e ponha no horário certo para não atrapalhar o serviço”, comenta.
O Paulo Oliveira, 60 anos, morador há mais de 10 anos da Folha 33, conta que o serviço tem ocorrido sem interrupções. “Graças a Deus são excelentes trabalhadores. Tratam a gente bem, fazem a coleta e estão aqui regularmente. Tento sempre por no horário porque as vezes o cachorro rasga. Mas quando acontece sempre alguém vem limpar depois”, conta.
A Dona Marlene Soares, 63 anos, que mora e trabalha no bairro também elogia o serviço. “Estão fazendo o trabalho certo. Fico na porta e vejo eles passando, juntando os sacos. Depois o caminhão passa e leva tudo. Trabalho com limpeza também e posso dizer que um colabora com o serviço do outro”, opina.
A coleta funciona todos os dias de segunda a sábado. Com duas equipes atuando diariamente pelo núcleo Cidade Nova, três na Nova Marabá, duas no Núcleo São Félix e uma na Nova Marabá. Também há equipes atuando nas vilas e zona rural em dias alternados. Durante a noite, a coleta também acontece nos bairros e na Marabá Pioneira, aonde a coleta é apenas noturna para não prejudicar o trânsito no local.
Acompanhe os horários da coleta:
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio