SSAM: Comemoração ao dia do profissional que deixa Marabá mais bela, o Gari
O pátio do Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá (SSAM), na Avenida Sororó, foi completamente decorado nesta terça-feira, 17, para recepcionar os agentes de conservação para um café da manhã especial em comemoração à passagem do Dia do Gari, ontem, 16.
Uma ampla mesa com sucos variados, cachorro quente, bolos, salgados e frutas, foi preparada para atender os agentes de conservação. Faixas também foram pintadas com frases que demonstravam a importância dos profissionais para a manutenção e conservação de nossa cidade.
O Dia do Gari é tradicionalmente comemorado em 16 de maio, porém o café da manhã em homenagem a estes profissionais foi adiado para o dia 17, para que houvesse maior participação. Nesta manhã, mais de 300 trabalhadores participaram do café da manhã comemorativo.
Hélder José Araújo, 45 anos, trabalha como gari há 3 anos e diz que ainda enfrenta muito preconceito nas ruas. Segundo ele, isso está mudando aos poucos: “Graças a Deus hoje é um dia ótimo e principalmente para nós que às vezes não somos muito bem vistos, hoje essa cultura está mudando e tem que mudar, pois trabalhamos para manter o nosso sustento”.
João Batista Silva Aguiar, 22 anos, é mais novo na profissão, tem apenas dois anos como gari, mas diz que também já sofreu com a falta de compreensão das pessoas que insistem em colocar em sacos plásticos, material perfurante ou cortante.
“Aqui o serviço é um pouco puxado mas é bom. O ruim é a parte da coleta porque muitas pessoas colocam vidros nas sacolas, facas de ponta e palito de espetinho. As pessoas não ajudam nesse caso, porque têm que colocar em recipiente próprios, porque tanto eu quanto meus colegas já machucamos as mãos e as pessoas têm que ajudar também”, pede o jovem gari que trabalha diretamente na coleta de lixo doméstico.
De acordo com Berg Teixeira, Diretor Administrativo do SSAM, atualmente no quadro de trabalhadores como Agentes de Conservação existem 650 pessoas, esse número aumenta para 1.150 se somados aos trabalhadores da Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop) e também da Secretaria de Meio Ambiente (Semma) que estão diretamente ligados na manutenção da cidade.
Ainda de acordo com Berg Teixeira, ações como a realizada na manhã de hoje servem para fazer uma integração entre a categoria e reconhecer a importância do trabalho destes profissionais para a cidade.
“Isso passa por um programa de valorização do profissional que desenvolve um trabalho ímpar na cidade e é um serviço de referência no estado. E além do café da manhã, a gestão faz uma valorização desde a entrega da cesta básica no final do ano, o café da manhã é oferecido diariamente antes de sair para o trabalho e o almoço representam uma forma da gestão demonstrar o quanto eles são importantes”, afirma.
Quem ficou feliz da vida com o café da manhã, foi a gari Gildene Moura de Brito, a Nena Gari. Ela trabalha há 6 anos e sente-se realizada com o trabalho que exerce praticamente todos os dias.
“Hoje é um dia de muita felicidade, para todos os garis, meus amigos e minhas amigas. Parabéns pelo nosso trabalho, pois estou há 6 anos nesta profissão e agradeço a Deus por este trabalho, parabéns a todos nós”, agradece.
Já a Patrícia Pereira Queiroz Parente, 41 anos, diz que o dia de hoje foi dia de rever os amigos. “Eu estou muito feliz de trabalhar como gari e faço amizades todos os dias, conhecendo muitas pessoas. Saio às 7 horas de casa, trabalho com dedicação e hoje é um dia especial de nos confraternizarmos com os amigos”, diz.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio
Veja mais fotos: