SSAM: Equipe mantém disposição e compromisso para garantir a cidade limpa em 2022
O Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá (SSAM) tem como objetivo manter a cidade limpa para torná-la mais bela e organizada. Ao longo do ano, os agentes atuam na varrição, roçagem, pintura de meio fio, recolhimento de resíduos, instalação e substituição de luminárias por toda a cidade.
Para Múcio Andalécio, presidente do SSAM, a equipe buscou cumprir seu trabalho em 2022, sempre disposta, com a cooperação dos cidadãos para manter a cidade agradável.
“O balanço é bem positivo. A gente tem uma equipe muito comprometida em manter a cidade limpa. O próprio gestor tem uma exigência muito grande. Ele tem um carinho muito grande pela cidade, exige que façamos uma boa limpeza. A gente tem uma deficiência pequena, pois ainda existem alguns cidadãos, alguns marabaenses, que ainda despejam o lixo fora de hora, em locais inadequados, mal embalados para transporte. Mas é um trabalho gratificante para gente. É reconhecido e nós estamos aqui para melhorar”, ressalta o presidente.
São 1.200 agentes de conservação que atuam por toda a cidade. Somente na coleta de resíduos, são 15 caminhões com rotas por todos os bairros. Por dia, são 180 toneladas de lixo recolhido.
Além disso, há cinco equipes com três caminhões e duas máquinas que fazem o recolhimento de entulho e que atuam na limpeza das vias.
Outro serviço importante do SSAM é o projeto “Garis dos rios” que realiza a limpeza dos rios de Marabá. Esse serviço também é contínuo.
“A gente tem três embarcações permanentemente trabalhando na limpeza das margens dos rios de Marabá. Esses garis, na época de inverno, quando a praia some, vão para as margens dos rios, limpar. É um trabalho contínuo. São três embarcações, trinta dias por mês, 365 dias por ano”, reitera Múcio Andalécio.
Em relação à iluminação pública, o serviço é executado como contrapartida ao pagamento da taxa paga pelo contribuinte à concessionária de energia elétrica.
A atuação na implantação de novas luminárias e na substituição de outras é permanente, com as equipes trabalhando em diversos pontos da cidade ao longo do ano.
O serviço, além de implantar postes e trocar as luminárias, progressivamente realiza a substituição das lâmpadas de vapor de sódio por lâmpadas de LED. Para o presidente do SSAM, a iluminação pública é importante para a segurança do município.
“Segurança é tudo. A segurança, basicamente é do Governo do Estado, mas isso aí minimiza os transtornos que tem com a população. A rua mais clara, a pessoa tem mais vontade de ir na porta de casa de noite, sem grandes perigos de algum roubo, assalto. Isso inibe muita coisa”, reitera.
Um projeto executado pelo SSAM e que já virou tradição no município é a grande árvore de Natal instalada na entrada da Marabá Pioneira todos os anos.
A obra tem 30 metros de altura e mais de 10 metros de diâmetro. Sua iluminação é composta por cerca de 170 mil lâmpadas de LED, dispostas em uma mangueira de 4 mil metros que enfeita a estrutura.
O local atrai muitas pessoas para fotos e encontros com amigos e família tornando-se um cartão postal da cidade.
“A mensagem é que o cidadão de Marabá pode contar com a prefeitura. A prefeitura aqui está para servir a população. Claro que a gente precisa do apoio, compreensão da população, que a gente não é perfeito em tudo, a gente tem falhas e muitas pessoas têm falhas também, por exemplo no depósito de lixo fora do horário da coleta ou em local inadequado, mas nós estamos aqui para ajudar e atender à população”, finaliza.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio e Secom