SSAM: Equipes mantêm ações de limpeza de grotas em diversos bairros

Nesta sexta-feira (20), as ações se concentram na rua Rui Barbosa, no bairro Bom Planalto, área onde houve maior registro de alagamentos na última grande chuva da semana passada.

As ações de limpeza de grotas e bueiros continuam em todos os bairros da cidade. Na tarde desta quinta-feira (19), foi realizada a limpeza de todas as grotas e bueiros do bairro da Paz e Bom Planalto no núcleo Cidade Nova. Os tabalhos estão sendo realizados pelo Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá (SSAM) e coordenado pelo Código de Postura do município.

Os serviços buscam escoar ainda mais as águas pluviais, abrindo espaço nas galerias que foram praticamente fechadas pela quantidade de entulho deixado por parte da população e se acumula em vários pontos das galerias, obstruindo a passagem da água, resultando em alagamentos de áreas próximas às margens dos córregos e até mesmo em área comercial.

Para evitar novos alagamentos as máquinas se desdobram nos serviços de limpeza de galerias. Dezenas de caçambas ajudam no transporte do entulho retirado. Já na manhã desta sexta-feira (20), as ações se concentram na rua Rui Barbosa, no bairro Bom Planalto, área onde houve maior registro de alagamentos na última grande chuva da semana passada.

As ações são coordenadas pelo Código de Postura do município. De acordo com Túlio Rosemiro, os serviços vão além da limpeza das grotas, pois existe uma equipe trabalhando na recuperação de vias com uso de escória siderúrgica em trechos de difícil acesso de veículos em razão das chuvas.

“Com uso desse material as ruas voltam a sua normalidade. No caso das grotas havia uma grande quantidade entulho que retiramos liberando mais o escoamento da água, serviço fundamental para evitar novos alagamentos e vamos continuar em outros pontos da cidade”, esclareceu Túlio Rosemiro.

O SSAM e o Código de Postura, pedem novamente à população que guarde o lixo produzido e espere a passagem dos caminhões coletores. Não descarte o lixo, ou material em qualquer via para ajudar as equipes e ajudar também a manter a cidade limpa.

Texto: Victor Haôr
Fotos: Sérgio Barros

Acessibilidade