SSAM: Equipes realizam drenagem e limpeza que beneficiam moradores em diversos bairros
Durante esta semana, o Serviço de Saneamento Ambiental (SSAM) realiza serviços manuais de drenagem em vários bairros na cidade, como nas Folhas 1 e 8, da Nova Marabá. Os agentes de conservação fazem a limpeza para a retirada de resíduos nos tubos de manilhas por onde percorre a água de grotas. Após isso, as equipes seguem para as Folhas 15 e 25, com mais limpezas de grotas e bueiros, com o objetivo de possibilitar a passagem das águas pluviais, principalmente neste período de inverno amazônico.
Nicolau Amoury, fiscal de limpezas de tubos, explica que desde a semana passada, os 10 agentes atuam em serviços manuais na grota da Folha 8, além do auxílio de uma máquina escavadeira.
“O tipo de solo é úmido e por conta disso acaba cedendo e caindo na grota. Lá do outro lado tem um minador de água, então torna o trabalho mais demorado porque enche as manilhas dos tubos aqui. As manilhas precisam jorrar toda a água para que as equipes limpem por dentro com segurança”, expõe.
Além disso, outras equipes atuam na limpeza de canaletas às margens da Rodovia BR-230 (Transamazônica). Nessa parte, 7 agentes trabalham na limpeza manualmente, com auxílio de enxadas, pás, carros de mão e vassouras.
O fiscal dos serviços, Romildo Silva, esclarece que esses trabalhos são intensificados no período chuvoso quando a vegetação cresce mais rápido e a água da chuva traz resíduos como terra e lixo.
“Depois do roço dar aquele grau, a gente vem limpando as canaletas, arranca o excesso de moita grande e faz o rodapé também do meio-fio para deixar a calçada livre, com a varrição e raspagem completa. Estamos desde o outro lado, ali da Folha 32, abaixo da Rodoviária até o local da Árvore de Natal, na entrada da Marabá Pioneira e já estamos finalizando aqui. No inverno esse mato cresce demais por conta da chuva, pois acumula terra, lixo e entopem as canaletas”, finaliza.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Paulo Sérgio