SSAM: Furtos de cabos de energia geram prejuízo para cidade e apagões
De acordo com levantamento realizado pelo setor de iluminação do Serviço de Saneamento Ambiental (SSAM) nos últimos 6 meses foram furtados cerca de quatro quilômetros de cabos dos postes de iluminação na cidade, gerando um prejuízo de aproximadamente R$ 93.800,00 aos cofres públicos.
Segundo o fiscal da SSAM, Deive França, o local que tem sofrido o maior número de furtos é a Rodovia Transamazônica e o número de furtos mais que dobrou nesse período, o que tem ocasionado os pontos da avenida sem iluminação. “De 1.600 metros fomos para 4 mil metros de cabos roubados, sendo eles de várias bitolas como 16, 25 e 35mm. A maior parte acontece na área que vai do Batalhão da Polícia Militar, na Nova Marabá, até a Praça da Bíblia, na Cidade Nova.
O fiscal pede que a população tenha consciência, pois o prejuízo gerado pelo roubo é de todos. “Além de sair o dinheiro dos reparos dos cofres públicos a população perde por que fica no escuro aumentando o risco de assalto e de acidente. Quando está iluminado a segurança aumenta em todos os sentidos”, destaca.
A equipe trabalha diariamente para resolver os apagões gerados pelos furtos. É importante destacar que furto de cabos de energia é considerado crime e pode resultar em multas e até mesmo em prisão.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Divulgação