SSAM: Todos os dias, equipes de Iluminação Pública trocam lâmpadas no período noturno
A iluminação pública é um dos serviços executados pelo Serviço de Saneamento Ambiental (SSAM), ligado à Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop), da Prefeitura Municipal de Marabá. Diariamente, sete equipes atuam na manutenção dos pontos de iluminação espalhados por vias, praças e logradouros da cidade.
O mapeamento para trocas de lâmpadas é feito durante o dia, pelas próprias equipes de manutenção que identificam os pontos e informam à secretaria, líderes da comunidade ou a população que informa a falta de iluminação pelo telefone.
Três dessas equipes de manutenção atuam somente no período noturno fazendo a troca de lâmpadas queimadas e de outras peças como relés, bases e reatores que compõem esses pontos de iluminação.
O eletricista e motorista de um dos caminhões, Francisco de Almeida, afirma que são trocadas uma média de 10 a 15 lâmpadas por noite. Ele explica que o trabalho é feito por bairro, de acordo com a necessidade.
“A gente escolhe um bairro e vai fazer o trabalho. Verificamos onde está com luz apagada e trocamos. Andamos rua por rua até o final de cada uma”, pontua.
Os postes menores medem 12 metros e podem usar lâmpadas de 70W, 100W, 150W, de vapor de sódio de 250W e de vapor metálica de 250W. Além disso, existem centenas de postes que têm entre 12 e 18 metros e 18 e 22,5 metros com trocas de lâmpadas de vapor metálica de 400W.
Uma das equipes noturnas, composta por quatro funcionários, fica responsável pela manutenção dos postes maiores, que podem chegar a uma quantidade de 100 lâmpadas trocadas por dia. O caminhão é o munck, que alcança quase 30 metros de altura.
O chefe da equipe, Vagner Sousa, ressalta os cuidados tomados nesse serviço.
“Como é um poste bem mais alto, temos a precaução de usar os EPIs, trabalhar com segurança, pois o importante é isso. É um trabalho crítico, trabalho em altura, tem que ter todo um treinamento para isso”, pontua.
Vagner também reforça a importância desse trabalho. “Esse trabalho é bom para a segurança da população que não vai precisar ficar no escuro. Fazemos o possível para atender a todos”, argumenta.
Serviço
A população pode informar a falta de iluminação pública em sua rua ou bairro pelos telefones (94) 99263-1919 (Vivo) e 98159-5050 (Tim) no horário comercial.
Texto: Fabiana Alves
Fotos: Sara Lopes