SSAM: Com várias frentes de limpeza, equipes fazem revisão em grotas e bueiros na cidade
Semanalmente, o Serviço de Saneamento Ambiental (SSAM) realiza serviços de limpeza e reparo em valas, bueiros e grotas na cidade, com o objetivo de desobstruir o curso da água, retirando sujeiras como matagal e lixos domésticos. Atualmente, 11 equipes trabalham de forma espalhada para manter a limpeza em todos os núcleos, sendo três na Nova Marabá, duas na Cidade Nova, uma equipe no São Félix, uma no Residencial Tiradentes, uma no Residencial Jardim do Éden, uma em Morada Nova e uma na Vila Murumuru.
De acordo com o Coordenador de gestão do SSAM, Odilon Cerqueira Leite, no ano passado, uma força tarefa foi realizada em todos os cursos d’água dentro da cidade, em preparação para o inverno amazônico.
“Estamos revisando este ano, os mesmos locais para prevenir os alagamentos com as chuvas, mesmo que já tenhamos feito em 2023. Sempre que houver necessidade estaremos fazendo até acabar o inverno”, destaca Odilon.
Esta semana, 1 equipe atua na manutenção de valas no canteiro da VP-7, entre as Folhas 11 e16, Nova Marabá. Já na Cidade Nova, outra equipe realiza limpeza em bueiros próximos ao Incra.
O fiscal de uma das equipes, Gerivaldo Pereira, solicita à população para que tenham consciência de jogar lixo no lugar certo e não nos cursos d’água, o que ocasiona entupimento e consequentemente os alagamentos.
“Quero pedir a todos para que não joguem lixo em nossos bueiros, pois as equipes sempre limpam. Mas se você não fizer sua parte, não adianta, porque o coletor de lixo passa todos os dias para colher o lixo”, pede.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Paulo Sérgio