SSAM: Reforço na limpeza de grotas e córregos para evitar possíveis alagamentos durante as chuvas
As máquinas do Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá (SSAM) estão em ação em vários pontos da cidade, para auxiliar o trabalho de limpeza de grotas e córregos. O objetivo é deixar os pontos limpos com a retirada de entulhos para evitar possíveis alagamentos no período de chuvas que se aproxima.
A semana começou com a ação nos bairros Liberdade e Araguaia. Nesta quinta-feira, 20, as máquinas estavam trabalhando em dois locais. Uma na Folha 17, na limpeza de um córrego nas proximidades do Hospital Municipal de Marabá e outra máquina na Avenida Manaus, que dá acesso ao balneário Taboquinha.
Com o apoio de caçambas são retirados mais de 10 toneladas de entulho, incluindo a vegetação nas laterais dos córregos que cresce, em razão do processo assoreamento e também lixo doméstico como sofás velhos, garrafas PET e bastante sacos plásticos que prejudicam o curso natural do córrego. O resultado são os transbordamentos.
De acordo com Odilon Cerqueira, Coordenador de Limpeza Pública Urbana do SSAM, as ações são realizadas durante todo o ano, porém neste período do ano elas são intensificadas, principalmente em áreas com registros de transbordamentos de anos anteriores e a ação evita que os problemas voltem a acontecer.
“É uma ação necessária, pois o período de chuvas já se aproxima e precisamos retirar todo o entulho que acumula nas grotas, córregos e também nos bueiros da cidade. Não podemos deixar para cima da hora, é preciso se antecipar às chuvas e evitar os alagamentos”, informa.
Odilon Cerqueira também faz um pedido à população que evite descartar o lixo doméstico nas grotas e canais que cortam a cidade, pois gera um problema para a própria população que vão somar às consequências de atitudes que não condizem com a limpeza urbana.
“É uma pena que uma pequena parte da população ainda não tenha essa consciência e acaba prejudicando a cidade com o descarte de lixo em local inadequado. Estamos aqui para fazer a nossa parte, mas peço que todos possam contribuir com a limpeza urbana porque é uma questão de saúde pública”, declara.
Texto e Fotos: Victor Haôr