SSAM: Serviço de limpeza de grotas e bueiros continua intenso neste período chuvoso
As ações de limpeza de grotas e bueiros continuam em todos os bairros da cidade. Na terça-feira, 14, os agentes do SSAM (Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá), encontravam-se no núcleo da Marabá Pioneira como a Rua Mestre Olívio, no bairro de Santa Rosa.
Neste período de chuvas, o trabalho se intensifica em razão da quantidade entulho que acumula nas galerias e nos bueiros. De acordo com o Coordenador de limpeza urbana, Odilon Cerqueira, o trabalho de limpeza é realizado durante todo o ano e é intensificado antes do período de chuvas na região.
“Fazemos a limpeza preventiva antes do inverno, mas consequentemente a população joga entulho próximo aos bueiros, entope e a gente vem limpando porque se não dá problemas. E essa limpeza nós antecipamos antes do período de chuvas”, explica Odilon Cerqueira.
No início da semana, quatro equipes foram deslocadas para bairros diferentes, sendo utilizado máquinas ou trabalho manual de limpeza. As equipes subdividiram-se pela Nova Marabá, Bairro Liberdade e também nos Bairros Araguaia e Nossa Senhora Aparecida.
O SSAM alerta para que as pessoas possam contribuir com a limpeza urbana não jogando lixo nas galerias para evitar o entupimento e os alagamentos em dias de chuva na cidade.
Odilon Cerqueira relata que até mesmo pedaços de madeira são retirados de dentro das galerias e nos bueiros.
“E o que está acontecendo aqui em Marabá é que o pessoal joga lixo nos bueiros e valas. Acontecem os alagamentos causados pela população. É o caso das ruas da Velha Marabá, pois jogam pedaços de madeira nas tubulações e o resultado é o entupimento”, relata.
O SSAM pede para as pessoas verificarem o horário do caminhão coletor passar para deixar seu lixo em local adequado a ser coletado. Pede ainda que as pessoas não joguem entulho nos bueiros para evitar os alagamentos em vias públicas.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio