SSAM: Serviço de limpeza é feito nas margens da Rodovia Transamazônica
A limpeza em todo o perímetro urbano das margens da Rodovia Transamazônica também é realzada diariamente pelos servidores do SSAM (Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá). Nesta segunda (23), o trabalho foi de manutenção do trecho nas proximidades do acesso ao aeroporto João Rocha, no núcleo da Cidade Nova.
Os serviços consistem no roço com a utilização de uma roçadeira manual, retirada dos resíduos e limpeza geral da área. Uma equipe de 10 trabalhadores participa de todas as etapas. “É um trabalho que requer atenção dos servidores e alguns itens são necessários, como uso de óculos de proteção e a manta para evitar acidentes com os veículos que passam pelo local”, informou Odilon Cerqueira, responsável pela limpeza pública urbana do SSAM.
Ele pontuou ainda que as demais equipes foram deslocadas para fazer a manutenção nos cemitérios públicos em razão da proximidade com o feriado de Finados, 02 de novembro.
Na semana passada, três equipes realizaram a manutenção das margens das vias de acesso às Folhas 15 e 16; bem como 23 e 19.
As equipes também se distribuem em ruas dos bairros com o trabalho de limpeza de porta em porta, com os serviços de capina e retirada dos entulhos nas vias. Com o acúmulo de material retirado pelas equipes volantes, caçambas e outras máquinas pesadas fazem o trabalho de limpeza da via.
Ainda de acordo com Odilon Cerqueira, cerca de 120 pessoas trabalham diretamente na roçagem e capina e as equipes atendem todos os bairros de Marabá, contando com apoio de caminhões, tratores e caçambas para realizar a retirada e transporte do entulho acumulado, após o trabalho de limpeza.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio