SSAM: Limpeza urbana deixa a cidade cada vez mais agradável
A limpeza pública urbana é intensificada em todos os núcleos de Marabá, pois este serviço essencial deixa a cidade cada vez mais agradável e com a paisagem mais atraente. As equipes do Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá (SSAM) que se distribuem pelos quatro núcleos.
Somente no setor de roço, recolhimento de entulho, limpeza de galerias e ruas, as equipes têm a missão de deixar a cidade cada vez mais limpa. São três para atender a Nova Marabá e Marabá Pioneira, três para o núcleo da Cidade Nova e duas para Morada Nova e São Félix.
“Estamos com 600 trabalhadores somente na limpeza urbana. Por onde você andar na cidade nós temos equipes trabalhando. Nosso foco é fazer com que esse trabalho ofereça ao cidadão a cidade que queremos.Limpa, organizada e bem arrumada. Estamos nos desdobrando para chegar a esse objetivo”, destacou Odilon Cerqueira, Chefe da Limpeza Pública Urbana do SSAM.
Na manhã desta segunda-feira, 21, uma equipe realizava a limpeza da Avenida Paraíso no bairro da Independência, seguindo pela Avenida Boa Esperança, do bairro da Liberdade até o bairro das Laranjeiras. Também há trabalho das equipes na rotatória da Folha 15.
De acordo com a Coordenação da Limpeza Urbana, neste período de chuva intensa na região, o mato cresce rapidamente, obrigando o trabalho a ser realizado com mais frequência em uma mesma área. “As equipes de roço não param, a área verde de nossa cidade é bastante ampla e temos que fazer a manutenção sempre”, disse Odilon Cerqueira.
Limpeza de grotas e canais
As máquinas das equipes de limpeza de grotas e canais estiveram em ação nas proximidades da Rua José Bonifácio e D. Pedro I no bairro da Independência. Posteriormente seguiram para a limpeza de um canal do bairro Bom Planalto, com o objetivo de retirar o entulho para facilitar a passagem da água pluvial.
Durante os próximos dias da semana o trabalho será mantido no núcleo para atender mais bairros. “Os bairros Liberdade, Independência e Bom Planalto são áreas que existem bastante canais e é preciso limpeza constante para não acumular resíduos e gerar problemas para a população”, explicou Odilon Cerqueira.
Odilon lembra que o trabalho de limpeza urbana deve ser compartilhado com a própria população. “A participação da população neste processo é fundamental, por isso reforço nosso pedido de que cada cidadão saiba cuidar bem de nossa cidade, evitando jogar lixo em locais proibidos”, ressalta.
Texto: Victor Haor
Fotos: Willielton Cardoso