SSAM: Mais de mil trabalhadores estão envolvidos na limpeza pública em Marabá
A Agente de Conservação, Maria da Silva, 53, trabalha há três anos no Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá (SSAM), empresa responsável pela limpeza pública municipal. A área em que atua é a pracinha da Folha 33, onde faz a limpeza e ainda acha um tempinho para cuidar da academia ao ar livre, instalada no local.
Ela conta que nos últimos três anos, foi um período bom no trabalho da limpeza urbana, pois além de encontrar muitos amigos ela também faz o que gosta. “Eu gosto do meu trabalho. Olha só! Essa praça é pequena, eu cuido praticamente sozinha e isso me faz bem, me sinto gratificada”, conta dona Maria da Silva. A agente integra um grande grupo de trabalhadores que está ligado diretamente à manutenção da cidade em todos os bairros. São 1.150 profissionais ao todo e estão distribuídos por equipes, com objetivo de deixar a cidade mais limpa e mais confortável para os moradores se deslocarem.
Entre as principais áreas de atuação destes profissionais estão a varrição de ruas, manutenção de meio-fio, coleta de resíduos sólidos e recicláveis, coleta de resíduos hospitalares, limpeza de feiras livres, raspagem de sarjetas em todas as rodovias, limpeza de bueiros, canais e grotas, podas de árvores, além da limpeza e manutenção das praias, com o Gari dos Rios.
“A limpeza pública é fundamental também para o desenvolvimento econômico da cidade, pois uma cidade limpa atrai turista, aumenta a segurança nos deslocamentos de pessoas e veículos e quem ganha com isso é a própria economia. As pessoas se sentem confortável para visitar as praças e o comércio local”, explica Mucio Andalécio, Presidente SSAM.
Todos esses serviços são realizados para que a cidade permaneça sempre limpa e segura para seus moradores. Principalmente no âmbito da saúde pública, pois quando uma via está devidamente limpa, evita o surgimento e proliferação de vetores transmissores de doenças, como por exemplo, ratos e insetos.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio e Arquivo Secom
Mais fotos: