SSAM: Mutirão de limpeza nos seis cemitérios da cidade para as visitas em novembro
Um grande mutirão de limpeza é realizado pelas equipes do SSAM (Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá) nos seis cemitérios da cidade nos quatro núcleos. Faltam ainda seis dias para o Dia de Finados, mas três cemitérios já estão prontos para receber visitas e os demais já estão com mais de 80% do serviço de limpeza concluídos.
As equipes trabalham no roço, na retirada da vegetação, pintura dos muros e grades, varrição e poda das árvores, além da limpeza do entorno da área dos cemitérios. Somente no Cemitério da Saudade, no núcleo Nova Marabá, mais de 90 trabalhadores estão contribuindo para a limpeza do local.
“Na questão dos cemitérios já concluímos no núcleo Cidade Nova, o do São Félix Pioneiro, no cemitério de Murumuru falta apenas a pintura do muro e o da Nova Marabá queremos concluir até sábado, tanto a parte da limpeza como também da pintura e calhamento de meio-fio para que as pessoas que vierem aqui se sintam confortáveis para fazer a visitas e encontrar um cemitério bonito. Até dia 2 de novembro vai estar tudo limpo e pintado” afirma Odilon Cerqueira, responsável pela limpeza urbana, SSAM.
Odilon informou que o Cemitério São Miguel, na Marabá Pioneira recebeu serviços de manutenção e também está pronto para o Dia de Finados. “Temos ainda o cemitério novo, nas proximidades da Rodovia Transamazônica que está em manutenção, porém também está pronto para o Dia de Finados”, explica.
Mesmo antes do Dia de Finados muitas famílias já aproveitam para fazer a limpeza das sepulturas dos entes queridos que partiram e descansam nos cemitérios da cidade. Como é o caso da dona de casa Ana Maria Moreira, que aproveitou uma manhã de folga para limpar o túmulo da filha falecida há seis anos.
“Sempre estou aqui fazendo essa limpeza e quando chega o Dia de Finados a gente fica mais emocionada ainda, mas temos que aceitar a vontade de Deus”, disse.
O Dia de Finados, também conhecido como Dia dos Mortos, é celebrado em 2 de novembro. É um dia dedicado a orações e homenagens aos que faleceram. Neste dia, são esperadas nos cemitérios da cidade, a passagem de mais de 30 mil pessoas, para homenagear seus entes queridos que já partiram.
Texto e Fotos: Victor Haôr