SSAM: Mutirão de limpeza de grotas atende todos os núcleos da cidade
Cerca de 60 pessoas integram as equipes de limpeza de grotas em todos os núcleos de Marabá. A retirada do lixo acumulado, melhora o fluxo de água, evitando o represamento e possíveis áreas de alagamentos. Segundo Odilon Siqueira, chefe da equipe de limpeza do Serviço de Saneamento Ambiental (SSAM), o trabalho é realizado todos os meses, cumprindo um calendário de atividades que atendam todos os bairros. Ele esclarece ainda que a ação é para evitar transtornos aos moradores em razão do período de chuva mais intenso neste período.
Na Marabá Pioneira as equipes se concentram na Travessa Mestre Olívio e Rua Moisés Júnior, vias localizadas no bairro Santa Rosa, área que sofre com as cheias anuais. Além de material especial usado pelos trabalhadores, um caminhão é utilizado para a retirada de entulho acumulado no canal. De acordo com o Odilon Siqueira, os serviços são realizados em áreas que enfrentavam maiores problemas de alagamentos. Ele ressalta que, após a realização dos mutirões, os registros de alagamentos se tornam praticamente inexistentes.
No núcleo da Nova Marabá, outra equipe está na limpeza manual da grota na divisa das folhas 10 e 11. No local, dezenas de trabalhadores se revezam na retirada do entulho acumulado no canal e na capina da margem da grota. Odilon Siqueira explica que uma terceira equipe se concentra na limpeza do bairro Araguaia. Para ele as pessoas precisam se conscientizar em não despejar lixo nas grotas e, assim, evitar problemas para os moradores, já que os veículos coletores de lixo passam regularmente.