SSAM: Para garantir o bem-estar da comunidade, equipes de limpeza atuam em todos os núcleos

No período de 22 a 27 de junho, o serviço de limpeza pública de roço, capina e outras atividades, foi realizado por 18 equipes, distribuídas em várias localidades, de segunda a sábado.

Todas as semanas o Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá (SSAM) disponibiliza inúmeras equipes para roço, capina, retirada de terra e pintura de meio-fio, coleta de lixo domiciliar (caminhão do lixo), retirada de entulhos e também para limpeza de grotas, valas e bueiros, com objetivo de não só de manter a cidade limpa, mas também oferecer melhor visual a transita pela cidade e evitar alagamentos em períodos de chuva.

Para o titular do SSAM, Múcio Éder Andalécio, a limpeza urbana é importante para o bem-estar do ser humano, visto que em conjunto com outros serviços essenciais como abastecimento de água potável, drenagem de águas pluviais e rede de esgotos, compõe os elementos primordiais do saneamento básico, tão desejado em todas as cidades brasileiras, especialmente nas periferias de grandes cidades.

Durante esta semana, no período de 22 a 27 de junho, o serviço de limpeza pública, coordenado por Antônio Francisco Alves, no que tange a roço, capina e outras atividades, trabalha com 18 equipes, distribuídas pelas seguintes localidades: Um grupo esteve de segunda a quinta na VP do Cemitério; na sexta-feira e sábado, no roço do Campo da Sociedade Esportiva Amapaense, no Bom Planalto.

Outra equipe, roçando grama, na segunda-feira, no Colégio Geraldo Veloso; terça-feira BR-230, próximo a ponte do Itacaiunas; de quarta até sexta-feira, no Vale do Itacaiúnas e, no sábado, estará na Feira do Laranjeiras.

Outro grupo segue na BR-222, sentido Nova Marabá/Ponte Rodoferroviária, de segunda a quinta-feira; na sexta e sábado (26 e 27), essa mesma equipe trabalhará no bairro Coca-Cola, a pedido da Associação de Moradores daquele distrito.

Mais uma equipe de roço e capina está na VP-8, trecho entre a rotatória do antigo Armazém Triunfo até próximo da BR-222, de segunda a quinta-feira; na sexta-feira e sábado, estará roçando o Campo Marabá, localizado atrás do Ginásio da Folha 16.

No pátio da Escola Albertina Moreira, de segunda a quarta-feira ao meio dia, um grupo procedeu limpeza; depois seguiu para o NEI – Núcleo de Educação Infantil – Marluce Ferreira, situado ao fundo da escola Albertina, até esta quinta-feira; dia 26, essa mesma equipe esteve no Hospital Materno Infantil; e sábado estará no Campo Del Cobra, no bairro Santa Rosa.

Enquanto a turma do bairro Félix roçava de segunda a quarta-feira no Francolândia; na quinta-feira, Posto de Saúde Maria Bico Doce, no são Félix Pioneiro; na sexta-feira e sábado, essa mesma turma roça na Escola de Ensino Fundamental Evandro Santos, no são Felix III.

Existem também as turmas fixas dos residenciais (Tocantins, Tiradentes, Jardim do Éden e adjacências) trabalham de segunda a sábado exclusivamente nessas localidades. Assim como as equipes de Morada Nova; Murumuru (Murumuru, Pau Seco, Sarandi e Matrinchã).

Uma equipe de roço e pintura está pintando meio-fio e retirando terra na Rua Paraná até a Rodovia Transamazônica. No bairro Laranjeiras tem uma turma na limpeza de esgotos na Rua São Francisco, que brevemente será pavimentada.

Outro pessoal segue na pintura das muretas de contenção da BR-230, pista principal, sentido Km-06; e marginal do lado do Atacadão, serviço completo de capina, limpeza de meio-fio e pintura. Também na BR-230, lado da Cidade Nova, uma turma faz capina e retira terra do meio-fio, às proximidades do Posto do Bolinha.

Também de segunda a quarta esteve em roço e capina a Folha 23; na quinta-feira, essa equipe deslocou-se para a Folha 19, onde deve encerrar os trabalhos até esta sexta-feira, 26 de junho.

Ainda na limpeza e manutenção de grotas e valas, existem equipes sob coordenação de Túlio Rosemiro, que esta semana trabalhou na recuperação da drenagem (tubulação), que se rompeu na Folha 16, Nova Marabá,serviço concluído na quarta-feira, 24 de junho.

Texto: João Batista
Fotos: Paulo Sérgio

Acessibilidade