SSAM: Ruas atingidas pelas cheias são higienizadas

Após a baixa no nível dos Rios Tocantins e Itacaiunas e muitas ruas saírem do alagamento, o SSAM – Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá, iniciou o trabalho de limpeza das áreas atingidas. Toneladas de entulhos foram retirados das ruas e essa semana foi iniciada a higienização das vias.

Na manhã desta quinta-feira (9), as equipes do SSAM estão trabalhando nas ruas do bairro Santa Rosa, na Marabá Pioneira. Nas ruas Mestre Olívio e Pará, as equipes continuaram a retirada do entulho, enquanto na Avenida Silvino Santís, realizavam a limpeza e higienização.

As equipes utilizaram um caminhão pipa para fazer a limpeza da via, incluindo também as calçadas das residências. “Na ação de hoje nós retiramos a lama que o rio deixou. A intenção é lavar todas as ruas com objetivo de tirar os resíduos deixados pela enchente e preparar a área para o retorno das famílias”, explicou Marcos Moreira, diretor de expansão do SSAM.

Moreira ressaltou ainda que o serviço de higienização vai continuar nas próximas semanas e será ampliado para várias vias. O serviço de higienização já está acontecendo em pontos de ônibus, rodoviárias, escolas, porta de prédios públicos, aeroportos e abrigos públicos, com uso de hipoclorito de sódio.

Neste ano, de acordo com a defesa civil do município, o nível do Rio Tocantins, atingiu a marca de 12,64 metros, deixando 1.494 famílias desabrigadas ou desalojadas. Foram construídos 15 abrigos públicos, onde foram abrigadas 917 famílias. Nesse momento muitas famílias já retornam para as residências.

Texto: Victor Haôr 
Fotos: Paulo Sérgio 

Acessibilidade