SSAM: Serviço garante limpeza de ruas, grotas e rios, coleta de lixo, iluminação pública e recuperação de vias

(21 de janeiro de 2021)

Quem transita por Marabá nos últimos anos tem visto uma cidade limpa, organizada e iluminada. O principal responsável por esse trabalho é o Serviço de Saneamento Ambiental (SSAM), que atua na prevenção de alagamentos, coleta de lixo, manutenção das praças, recuperação de vias, limpeza das ruas, roço, capina, gari dos rios e na iluminação pública.

Hoje o serviço é presidido por Múcio Andalécio que reforça a importância do planejamento e da aquisição de novos equipamentos para garantir a manutenção do serviço. “Inicialmente foram adquiridos equipamentos para limpeza urbana, caminhões e máquinas. Fizemos rede de expansão da iluminação pública”, ressalta.

A prefeitura conta hoje com 15 caminhões coletores, 11 caçambas, 5 pás carregadeiras, 5 retroescavadeiras, caminhão limpa fossa e mais de 600 colaboradores, entre garis, agentes de conservação, motoristas, operadores de máquinas e fiscais para formar o time da limpeza e preservação.

Coleta

Atualmente o SSAM tem 25 equipes fazendo a coleta de resíduos dia e noite na cidade. A ação ocorre de segunda à sábado, a partir das 7h da manhã. As equipes são divididas entre o período diurno e noturno. Realizando coleta até às 3 horas da manhã. No domingo o funcionamento é através de plantões em pontos comerciais, feiras e praças. Quando há grandes eventos, como Círio, eleições, carnaval, a limpeza é iniciada assim que a o evento é finalizado.

A coleta também tem sido estendida à zona rural. “Temos realizado coleta regular de lixo na Vila São José, KM 21, Brejo do Meio, Santa Fé, Capistrano de Abreu, Vila União, 3 Poderes, Vila São Pedro, Itainópolis, Vila Sororó, e tantas outras”, ressalta Múcio, destacando que este ano a coleta foi ampliada também para a Vila Café, que passará a receber a coleta de lixo semanalmente toda segunda-feira.

Limpeza

Além dos lixos residenciais, há um esforço para manter as ruas e  rios da cidade limpos. Para isso o SSAM dispõe de várias equipes que realizam regularmente a varrição, roço e capina do município em todos os núcleos. No período chuvoso há um reforço na limpeza de grotas e bueiros.

“Temos que chegar no fim do inverno com as grotas limpas. O ano todo tem gente limpando as grotas, manualmente ou com máquinas, desobstruindo bueiros. Equipe de coleta de entulho. A Postura tem agido também em relação às casas em cima de grotas. É um trabalho conjunto para evitar os alagamentos”, comenta Múcio.

Além disso, a equipe do Gari dos Rios, composta por 20 profissionais, fica responsável pela coleta de resíduos na Orla de Marabá e em todo o perímetro do rio que vai da rampa da Folha 08 até o Vavazão, no Bairro Liberdade. Para realizar o trabalho, a Prefeitura adquiriu dois barcos que medem 12 metros de comprimento e motor de 13 cavalos de potência.

Vale ressaltar também que a SSAM, em parceria com a Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop) vem realizando a instalação de lixeiras sustentáveis no município. Já são mais de 600 lixeiras instaladas. Todas são feitas com material reciclável recolhido pelos órgãos públicos. A zona rural também já recebeu mais de 100 lixeiras, entre elas a Vila Santa Fé e Capistrano de Abreu.

Iluminação Pública

Outra atribuição do SSAM é a expansão e manutenção da iluminação do município. “Expandimos da rotatória do Km 6 com a Cidade Jardim, do Km2 à Cidade Nova, até a Vila São José. Vários pontos, além da troca das lâmpadas comuns para as lâmpadas de LEDs, que são mais econômicas”, revela Múcio.

Muitas ruas também receberam um reforço na iluminação como a Folha 25, com 19 postes e 19 luminárias, Vila São José, no KM 8, com 169 postes e 155 luminárias. São Félix e Morada Nova receberam 212 novos postes e luminárias, que ligam os dois bairros. Entre outros serviços de ampliação realizados regularmente.

 Em 2021 está sendo realizada a substituição de lâmpadas de vapor de sódio por lâmpadas de LED na Rodovia Transamazônica. Serão trocadas 262 lâmpadas entre a saída da ponte sobre o Rio Itacaiunas até o KM 6. No ano passado já foi realizada a troca nas avenidas Antônio Maia e Nagib Mutran.

Pedidos de manutenção de iluminação pública devem ser solicitados através do telefone (94) 92263-1919 e 98159-5050. O prazo é de 48 h durante o inverno.

Você também pode baixar o cronograma de rotas da SSAM

Rotas-coleta-de-lixo

Texto: Osvaldo Henriques
Foto:
Sérgio Barros