Seagri: Agricultores familiares são beneficiados com insumo mineral para correção de solo

A Seagri (Secretaria Municipal de Agricultura) vai beneficiar mais de 175 famílias pertencentes ao Projetos de Assentamento (PA) Alegria e Escada Alta, com 60 toneladas de calcário, produto que ajuda a corrigir o solo, conforme explica Marcos Lira, engenheiro agrônomo da Seagri.

“O calcário será utilizado para fazer a correção de solos muito ácidos que não disponibilizam a quantidade de nutriente necessária para plantação. Quando o solo é corrigido com o calcário, as plantas conseguem absorver melhor os nutrientes”, detalha o engenheiro agrônomo, destacando que a proposta é aumentar o número de famílias beneficiadas, uma vez que, a aplicação desse insumo amplia a produtividade do agricultor.

Marcos Lira, engenheiro agrônomo da Seagri

A distribuição do produto mineral será feita a partir da demanda da Seagri de famílias cadastradas, sendo necessária, inicialmente, a análise do solo, para saber qual a real necessidade da terra. “O agricultor faz a análise de solo, disponibiliza os resultados e a gente faz a interpretação. Com base na interpretação vamos saber quanto de calcário será necessário para jogar no solo para fazer a correção da acidez”, enumera Marcos Lira, acrescentando que tanto os assentamentos, quanto as associações que já mandaram para Seagri uma lista com nomes de agricultores interessados em desenvolver a agricultura familiar, irão disponibilizar das 60 toneladas de calcário, com vistas em outros PAs que estão levantando a demanda de análise de solos.

Marcos Lira garante que o grande problema atualmente do agricultor em fazer a correção do solo é o transporte do calcário, já que o insumo possui um baixo custo. “O transporte da beneficiadora até o lote do agricultor é que encarece muito. Nós estamos subsidiando o agricultor em relação a isso, fornecendo o calcário de forma gratuita para o agricultor, a fim de que ele possa desenvolver uma agricultura familiar de qualidade”, destaca.

O calcário não serve apenas para corrigir a acidez do solo, como também fornecer cálcio e magnésio para estruturação física do solo e na eficiência da adubação.

Texto: Emilly Coelho

Fotos: Paulo Sérgio dos Santos

ACESSIBILIDADE
X