Cultura: Indígenas Suruí Aikewára recebem mudas de árvores frutíferas através do Projeto Reviver
O Projeto Reviver da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) em parceria com a Secretaria de Agricultura (SEAGRI) e MPPA, através da promotoria de Meio Ambiente, retoma suas ações de campo. Após a entrega de mudas de Castanha e Açaí na aldeia Akrãtikatêjê (28/10), na sexta-feira (05), foi a vez do Povo Suruí Aikewára da aldeia Sororó receber mudas de Castanha do Pará e algumas frutíferas.
Para a presidente da FCCM, Vanda Américo, “As ações do Projeto Reviver, visam não apenas recuperar áreas degradadas pelo incêndio vindo das fazendas vizinhas, mas também, enriquecer as áreas que já perderam muitas arvores adultas em função da própria idade. O replantio das espécies nativas através do Projeto Reviver, tornou-se uma alternativa eficiente nessa recuperação e ajudará em muito na subsistência daquela comunidade”.
A Promotora de Justiça, Dra. Josélia Leontino de Barros Lopes, que é parceria atuante do Projeto Reviver, participou da ação “Tenho enorme satisfação de participar do Projeto Reviver, que se preocupa com o meio ambiente e com os povos originários” e finaliza destacando: “a cada ação do Projeto Reviver há um sentimento de esperança que brota cada vez mais nos cidadãos da aldeia que é contemplada”. Na ocasião, a presidente, Vanda Américo, visitou o espaço onde será realizada a Roça Comunitária dos Aikewára, e que foi comtemplado com o apoio da Secretaria de Viação e Obras Públicas de Marabá (SEVOP), através da disponibilização de um trator de esteira para ajudar na preparação do solo em que será plantada a roça comunitária de 2021.
Veja mais fotos:
Texto e Fotos: Divulgação Casa da Cultura