Marabá 109 anos: Competições da Taça Cidade Marabá iniciam com torneio de vôlei
Durante o final de semana (02 e 03 de abril), a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) iniciou as competições da Taça Cidade Marabá com o torneio de voleibol, nas categorias masculino e feminino, no Ginásio Dequinha, no bairro Laranjeiras. A programação celebra o aniversário de Marabá e contará com competições de outras modalidades esportivas, ao longo do mês.
Ao todo, quatro times femininos e nove times masculinos, de todas as partes da cidade, participaram do torneio, que iniciou na tarde de sábado. Durante o domingo, foram realizadas as semifinais e finais.
Na chave feminina, o time campeão foi o Arena Marabá, que venceu por 2 sets a 0, o time do MEC Vôlei. Já entre a chave masculina, o MEC Vôlei venceu por 2 sets a 1 o MEC Volley.
Mireia Barros, que tem 29 anos e faz parte do Arena Marabá, conta que foi a primeira competição da equipe. Ela compartilha a emoção de participar da programação e faz uma reflexão sobre o significado da cidade para si.
“É a primeira vez que nós vemos tantas meninas participando, quatro times da cidade, e a gente espera que continue. O vôlei é a nossa vida, é a nossa paixão. Nós representamos Marabá nos Jogos Abertos. Somos seleção de Marabá. Já trouxemos troféu de Belém. Marabá pra gente está no coração, a gente está aqui para representar bem nossa cidade”, pontua a atleta.
Flávio Oliveira é técnico do MEC Vôlei feminino, atua como jogador desde 2012 e como técnico desde 2018. Ele fala sobre a felicidade em comemorar 25 anos no mesmo dia do aniversário da cidade. “A gente avalia essa competição como algo muito importante porque já vem há algum tempo sem competição por conta da pandemia e aqui está marcando o retorno das competições na nossa cidade. Pra mim vai ser um presente em dobro porque eu faço aniversário no mesmo dia da cidade. O voleibol é minha vida e eu estando dentro da quadra é a realização do meu sonho, trabalhar com isso é a realização do meu sonho. Eu fico muito feliz de estar fazendo tudo isso”, destaca o técnico.
Mireia Barros Flávio Oliveira
O clima no Ginásio Dequinha era de descontração, mas também de disputa. O coordenador da Semel Thyago Ferraz avalia o torneio. “A gente está muito satisfeito. Todo mundo engajado, está uma festa muito bonita. Todos se confraternizando. Claro que há uma rivalidade, mas é tudo muito saudável, muito salutar. E a gente está muito feliz de ver todo mundo competindo com essa alegria”, ressalta.
O Bruno Ferreira também é atleta de vôlei, mas dessa vez estava no Ginásio Dequinha como espectador. Ele acredita que a competição ajuda a movimentar o esporte na cidade. “Faz com que as pessoas pratiquem mais e isso eleva o nível da cidade. Eu gostei muito da iniciativa da prefeitura. É um marco porque eu sou marabaense e tenho bastante orgulho de dizer isso e isso me traz bastante alegria de saber que estão cuidando do esporte, da comemoração e isso me faz muito feliz”, conta.
Thyago Ferraz Bruno Ferreira
De acordo com a secretaria, a Taça Cidade Marabá entrará para o calendário esportivo do município, sempre no mês de abril, para celebrar o aniversário do município e valorizar os esportistas que levam o nome de Marabá para outras competições.
Serviço
No dia 6 de abril, a Taça Cidade Marabá continua com o torneio de futebol de campo master (+38 anos), nos estádios Zinho Oliveira e Emival Mendes, Morada Nova.
Já o torneio de basquete masculino acontecerá nos dias 8 e 9 de abril, no Colégio Militar Rio Tocantins, e contará com a seleção de Marabá, recebendo três seleções convidadas.
O torneio de futsal feminino e masculino ocorrerá nos dias 15, 16 e 17 de abril, no Ginásio Erlon Carlos, em Morada Nova.
Os jogos da competição de handebol adulto feminino e masculino serão nos dias 21, 22 e 23, também no Ginásio Erlon Carlos.
Para o encerramento das atividades, acontece no domingo, dia 24, a corrida com largada e chegada na Orla de Marabá, com percurso total de 10 quilômetros. As vagas já foram preenchidas.
Veja outras fotos:
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Aline Nascimento / Divulgação