Semel: Taça Cidade promoveu Campeonato de Tênis de Mesa, no Ginásio Dequinha
Durante sábado e domingo, 29 e 30, o Ginásio “Dequinha”, bairro Laranjeiras, núcleo Cidade Nova, foi sede de mais uma competição do “Taça Cidade”, evento organizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), em alusão aos 110 anos de Marabá. Dessa vez, os amantes do tênis de mesa puderam mostrar os talentos e garantir premiações.
Um deles foi a estudante Rebeca Freitas, 15 anos, que veio de Jacundá para competir e conseguiu levar o 1º lugar na categoria feminina e já possui 4 medalhas desta modalidade.
“O meu pai me inscreveu e eu vim para cá. Foi muito difícil, pois sempre tem alguma coisa que atrapalha, como o nervosismo. Mas eu acho muito bom sempre estar participando de novas competições para ter novas experiências, novos desafios, não só pelo esporte, mas pela vida, pois o esporte sempre traz algum aprendizado para a vida”, completa.
Na categoria masculina, o 1º lugar ficou com o jogador Fabrício Paiva, 40 anos. Ele revela que ama o tênis de mesa, mas há tempos não o praticava e este ano resolveu competir.
“A gratificação é grande. Satisfação de ter alcançado o primeiro lugar, mas a maior satisfação é de ver o nosso esporte crescendo em nossa cidade, pois a gente sabe que é um esporte que não chega a ser totalmente ´profissional nem aqui e em muitas cidade do país, mas até mesmo na questão do lazer é um esporte que agrega muito para a gente em termos de concentração, raciocínio lógico, velocidade. Eu tenho 40 anos, mas é gratificante para mim ver os meninos mais novos aí”, destaca o medalhista.
Altemir Rabelo, presidente da Associação de Mesatenistas de Marabá (AMM), reconhece a parceria da Semel em eventos como este. Segundo ele, participaram 62 competidores, entre homens e mulheres, nas categorias ABS A (avançado), ABS B e ABS C (intermediários).
“A Semel tem nos ajudado há algum tempo, e a Associação só tem a agradecer perante a parte dela. A gente tem outros eventos, mas o Thiago abrangeu esse evento alusivo ao aniversário de Marabá e aproveitamos a oportunidade. Vários atletas, de várias cidades, vêm prestigiar e participar do nosso evento como Belém, Barcarena, Jacundá e Parauapebas”, aborda o representante.
Para o titular da Semel, Thyago Ferraz, a modalidade tênis de mesa já é uma realidade em Marabá. Ele afirma que o ‘Taça Cidade’ chega para dar mais visibilidade e também para presentear todos os envolvidos no esporte.
“Marabá tem um tênis de mesa muito forte, com atletas sempre no topo do estado. Tudo isso se deve ao trabalho da AMM e também ao apoio da Prefeitura. Hoje, eles têm um espaço para treinar, com salas para guardar os materiais, mesas profissionais à disposição, além dos separadores de mesas, que são usados em competições. É um grupo organizado, unido e que tem colhido os frutos, inclusive com a garotada da base.”, complementa o secretário.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Paulo Sérgio e Arquivo Secom