Sevop: No Terminal de Integração, obras avançam para a finalização do piso da plataforma
Mesmo com o período de chuvas, a obra de construção do Terminal de Integração, na Nova Marabá, não parou e avança para as etapas finais. Nesta quarta-feira, 1º, os operários trabalham no fechamento lateral da cobertura, construída completamente em estrutura de ferro e telhas termoacústicas.
Os operários também finalizam o piso da plataforma de embarque e desembarque de passageiros, que vai receber piso em corundum, tipo de piso argamassado de grande densidade e com elevada resistência a impactos frequentes.
A estrutura do setor administrativo já foi concluída, seguindo agora para a fase de acabamentos internos, assim como o espaço onde funcionarão as lojas e lanchonetes. A plataforma de embarque terá 50 metros de largura com 120 metros de comprimento e uma elevação do solo de 50 centímetros.
De acordo com o engenheiro Rafael Froz, da Secretaria de Viação e Obras Públicas, os serviços serão intensificados na parte interna da estrutura para posteriormente avançar para a parte externa. “Estamos em período de chuvas, mas não podemos parar a obra. Vamos finalizar a parte interna, que já recebeu toda a cobertura para depois avançar para a parte externa”, informou.
Após concluído, o Terminal de Integração de Marabá vai servir para que as viagens entre os núcleos urbanos sejam mais rápidas, em razão da redução do percurso de um ponto ao outro, sendo planejadas novas linhas do transporte público urbano, atendendo os passageiros em todos os bairros.
“A obra da construção do primeiro Terminal de Integração de Marabá vai ser um divisor de águas da nossa cidade porque até hoje a empresa faz um percurso do início ao final da linha. Além disso, os engarrafamentos atrasam o passageiro e o Terminal vai integrar toda linha de transporte urbana, fazendo com que haja redução no tempo da viagem e também na espera do veículo”, esclareceu Jair Guimarães, Secretário de Segurança Institucional de Marabá.
O terminal está localizado no canteiro central da VP-06, entre as Folhas 22, 23, 26 e 27. Além do prédio administrativo, o local contará com área de alimentação, seis boxes para lojas e banheiros com acessibilidade para PcD.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Secom