TRÂNSITO: DMTU LANÇA CAMPANHA MAIO AMARELO VISANDO A REDUÇÃO DE ACIDENTES
Com o objetivo de colocar em pauta para a sociedade o cuidado no trânsito e estimular a participação da população, empresas, governo e entidades em ações relacionadas aos prevenir os acidentes no transito em Marabá, foi lançada nesta quarta-feira (02), durante sessão ordinária na Câmara Municipal de Vereadores em Marabá a campanha Maio Amarelo: Atenção pela vida.
O evento contou com a participação de dezenas de agentes municipais de trânsito, além de populares e representantes do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Guarda Municipal, além do Vice Prefeito de Marabá Toni Cunha Sá.
De acordo com o vice Prefeito houve uma redução no número de acidentes de trânsito em Marabá, pois o governo vem fazendo investimentos na estrutura do DMTU (Departamento Municipal de Trânsito Urbano) como aquisição de veículos, novos espaços para atendimento à população e trabalhando junto à população na conscientização dos condutores de veículos e melhorando a sinalização de trânsito em todo município. De acordo com ele, investir nessa infraestrutura é reduzir os gastos no atendimento às vítimas em hospitais na cidade.
Franklin Santos, chefe da delegacia da Polícia Rodoviária Federal em Marabá, aponta que o trabalho em parceria com os órgãos estadual e municipal e o apoio da população é fundamental para continuar registrando baixos números de acidentes no trânsito em Marabá.
Jocenilson Silva Souza, diretor do DMTU, lembrou que em 2016, neste mesmo período, 86% dos leitos do Hospital Regional em Marabá estavam ocupados com vítimas de acidentes de trânsito, hoje esse número caiu para 34% e trabalham para reduzir ainda mais esse número por isso a importância desta campanha. De acordo com ele várias blitz de conscientização e entrega de panfletos aos condutores de veículos e pedestres serão realizadas durante todo este mês de maio.
O presidente da Câmara, vereador Pedro Corrêa, pediu que a sociedade possa contribuir respeitando a sinalização e seguindo as orientações da campanha para termos um trânsito mais seguro em Marabá. Finalizando a vereadora Priscila Veloso foi enfática ao fazer um pedido ao condutores de veículos em Marabá; não use seu carro como uma arma no trânsito, é preciso sensibilização dos condutores.
Por que maio?
A escolha do mês de maio foi motivada pela proposta da ONU (Organização das Nações Unidas) quando decretou a década de ações ára segurança no Trânsito em 11 de maio de 2011. Com isso, o balanço das ações é realizado em maio em todo mundo. O laço amarelo, o símbolo da campanha, é em razão por ser a cor da advertência do trânsito.