Trânsito: DMTU vai aos bares orientar motoristas sobre bebida e direção

O Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) iniciou na noite de quarta-feira (19), a programação que antecede o carnaval, com objetivo de alertar condutores de veículos automotores acerca da mistura álcool e direção, já fazendo uso dos etilômetros que recebeu na semana passada.

Segundo Rogério Matias da Silva, coordenador de Educação para o Trânsito no DMTU, a Campanha “Transitando nos Bares”, que aconteceu na Nova Marabá, consiste de abordagens educativas direcionadas aos clientes desses estabelecimentos, onde são orientados acerca dos perigos de dirigir após a ingestão de bebidas alcoólicas, inclusive com distribuição de material impresso e também observado quem não está ingerindo bebida alcoólica para conduzir os demais com segurança, o chamado amigo da vez.

Esse projeto, de autoria DETRAN, recomenda que no decorrer da conversa as pessoas sejam convidadas a fazer o teste do etilômetro (bafômetro), em caráter educativo, comprovando ou não o nível de ingestão de álcool naquele momento.

Na quinta-feira (20) à noite, a programação acontece em bares do núcleo Cidade Nova e nesta sexta-feira (21) nos estabelecimentos da Orla de Marabá, na Marabá Pioneira. “Independente do uso educativo, simultaneamente, nas blitzen pela cidade o bafômetro foi usado para averiguar infrações”, observa Matias.

A programação do DMTU, visando atitudes preventivas, começou no dia 18, com visitas às emissoras de rádio e televisão de Marabá.

Texto: João Batista
Fotos: Divulgação

Acessibilidade