Trânsito: Operação conjunta entre DMTU, GMM e Polícia Militar é realizada na Nova Marabá
Uma operação conjunta entre Departamento Municipal de Trânsito Urbano, Guarda Municipal e Polícia Militar, no final da tarde desta terça-feira (5), na VE-3, entre as folhas 29 e 30, Nova Marabá, resultou em 12 veículos removidos ao pátio de retenção do DMTU, que fica na Avenida Sororó, bairro Liberdade, conforme exigências do CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Entre os veículos, nove motocicletas e uma caminhonete.
Segundo o diretor do DMTU, Jocenilson Silva Souza, foram no total da operação, 98 abordagens e 37 notificações de trânsito, a maioria devido licenciamento atrasado do veículo, condutores que deixam de usar cinto de segurança, uso de aparelho celular aliado ao volante e ausência do capacete.
Em relação aos grupos do aplicativo Whatsapp que costumam divulgar os locais onde ocorrem blitzen, o diretor do DMTU adverte que o uso das redes sociais para a finalidade de divulgar os pontos de blitz é uma prática ilegal, considerada crime, que gera pena de reclusão de um a cinco anos, e multa para o indivíduo que a divulga, conforme o artigo 265 do Código Penal.
“O artigo versa sobre a proibição de atentar contra a segurança. A blitz ocorre, justamente, para garantir a segurança dos motoristas nas estradas, dado que averiguam se existem pessoas que estão dirigindo sob influência de álcool e/ou drogas, com documentação vencida, sem o uso de instrumentos de segurança, entre outras situações”, explica Jocenilson. Ele alerta também que além de administradores de grupos que divulgam blitzen, os integrantes do grupo também podem ser investigados. Ainda de acordo com o diretor do DMTU, as intensificações de operações contribuíram para redução nos leitos ocupados por vítima de acidentes de trânsito, “o que resultou em 17 milhões poupados aos cofres públicos do estado na área da saúde em 2018”.
FIM DE SEMANA
De 1º a 3 de fevereiro, o DMTU também realizou operação em diversos pontos da cidade, em parceria com a Guarda Municipal e Polícia Militar, e, no sábado, dia 2, a ação contou também com o apoio do Detran. O resultado foram 25 veículos irregulares foram levados ao pátio de retenção.
NOVAS OPERAÇÕES
As operações continuam durante todo mês de fevereiro em pontos específicos da cidade. Os órgãos de segurança do município já se preparam para as festividades carnavalescas, a fim de garantir a segurança da população.
Texto: Emily Coelho
Fotos: Divulgação