Cidadania: Tribunal Regional Eleitoral lança programa TRE Acessível em Marabá
Na tarde desta terça-feira (9), na Câmara Municipal de Marabá (CMM), o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE) realizou o lançamento do programa TRE Acessível, que busca aproximar os serviços eleitorais dos portadores de deficiência do município. Na ocasião, foram abordadas algumas questões sobre o tema, como apresentação de palestras e treinamento das urnas eletrônicas.
A coordenadora da Escola Judiciária do TRE Pará, Valenza Wanzeler, explica que o Tribunal Regional trabalhará ao lado do poder público para orientar as pessoas com deficiência, conscientizá-las da importância de participar do processo eleitoral. “O principal é que esse eleitor se autodeclare com a deficiência e o outro ponto importante é que não se ausente das urnas. Ele deve participar da vida política como cidadão pleno que é”, ressalta.
Ela reforça ainda a importância da autodeclaração para que o TRE atue a partir dos dados, garantindo o direito ao voto a essas pessoas. “O TRE sabendo dessa situação, ele vai propiciar ao eleitor o atendimento com respeito e dignidade que todos nós com deficiência merecemos. Garantindo a acessibilidade que já existe na urna eletrônica, atendimento em braile, libras e também trabalhar o local de votação com acessibilidade para que ele chegue até esse local e exerça seu direito”, complementa.
O chefe de gabinete da Prefeitura, Walmor Costa, participou da cerimônia de lançamento e elogiou a importância da ação. “Temos que tratar o igual como igual. Meu voto tem o mesmo peso que o da pessoa com deficiência, então temos que facilitar a vida dessas pessoas para que eles cheguem e possam votar. Agradeço ao TRE por estar em Marabá, com esse pensamento, com esse apoio que a população marabaense precisa. É uma iniciativa louvável”, declara.
Ele também pontua que a Prefeitura tem ampliado a acessibilidade nas reformas e construção de novos prédios. Muitos deles são, inclusive, utilizados como locais de voto, durante o período eleitoral. “É uma meta do prefeito Tião Miranda, desse governo, que as escolas que são construídas e reformadas já tenham total acessibilidade e alguns outros prédios públicos também, como creches e postos de saúde”, garante.
Além das lideranças políticas, participaram da cerimônia representantes das instituições que trabalham com pessoas com deficiência, além de amigos e familiares desse público.
Para a assistente social da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Marabá, Silvana Marques, a iniciativa é muito pertinente para o momento.
“Marabá tem um número significativo de pessoas com deficiência. Nós temos uma representatividade muito grande na nossa cidade e observamos as dificuldades de acessibilidade que, às vezes, ocorrem por desconhecimento. Então é muito importante esse momento de fomentar as informações. Vem muito a somar para o município e usuário. E quanto a nós, cabe também disseminar essas informações”, conclui.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sara Lopes