Semtur: Marabá sedia treinamento para o Cadastur
Para atualizar o cadastro de empresas e trabalhadores do setor do turismo de região do Carajás, o Cadastro, um treinamento com representantes de vários municípios, foi realizado nesta quarta-feira (19), no salão paroquial da catedral de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Marabá Pioneira.
O evento foi coordenado por técnicos da Secretaria de Turismo do Pará, com apoio da Secretaria de Turismo de Marabá. Representantes de Eldorado do Carajás, Parauapebas, Palestina do Pará e São Geraldo do Araguaia participaram do treinamento.
O cadastro garante, por meio do Ministério do Turismo, diversas vantagens e oportunidades de negócios, sendo uma importante fonte de consulta para o turista.
“É um treinamento importantíssimo para a região e há um número significativo de empresas cadastradas aqui em Marabá, totalizando 132 empreendimentos. Estamos realizando esse cadastro, juntamente com técnico do Setur, onde os empresários terão uma oportunidade de captar recursos. E o turista, hoje, está bem exigente. Ele verifica se a empresa está cadastrada e serve também para o município, pois coloca a cidade no mapa do turismo brasileiro”, ilustra a turismóloga Isis Monteiro Mourão, coordenadora de Turismo em Marabá.
O Cadastur promove a participação das empresas e demais empreendimentos em programa de qualificação, apoiados pelo Ministério do Turismo, acesso a financiamento por meio de bancos oficiais, apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo, bem como a visibilidade nos portais na internet do Cadastur e do Programa Viaje Legal.
“O Cadastur é um sistema do Ministério do Turismo que visa cadastrar quem trabalha com turismo no Brasil. É totalmente gratuito e a vantagem de participar de eventos realizados pelo Ministério. Além de ser um fonte de consulta para o turista e também segurança, pois irá ver que é uma empresa segura”, explica Áurea Stela Costa, assistente de Gestão de Turismo do Setur.
Ivonaldo Santos Pessoa é diretor de turismo no município de Eldorado do Carajás. Ele explica que o cadastro vai servir também para potencializar mais fontes de renda para a cidade. “É muito importante para a geração de emprego e renda e as empresa precisam estar cadastradas e inserir a rota Carajás, pois estamos numa região rica e não é apenas de minério, mas também de opções de lazer. Temos muito locais para serem visitados e, para isso, as empresas precisam estar cadastradas”, pontua.
Welson da Silva é empreendedor de turismo e diz que, após o cadastro, as ações no setor melhoraram. “Estamos cadastrados desde 2019 e estamos aqui para atualizar o cadastro. Nós trabalhamos com o turismo fluvial, com passeios de barcos, canoas e trabalhamos para dar esse apoio para as famílias que precisam de lazer”, detalha.
O treinamento serviu também para trocas de experiências entre os municípios da região do Carajás. “Esse encontro serve para levar para os municípios o cadastur, para registrar o maior número de empreendimentos de turismo nas cidades, é importante esse treinamento para divulgar o seu trabalho e trazer ao máximo o turista para a região e elevar a renda”, explicou Albert Pantoja, técnico do Setur.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Nathália Costa