Defesa Civil: Servidores recebem treinamento sobre preparação e resposta a desastres
Com o objetivo de capacitar servidores dos órgãos que integram as ações de atenção às vítimas de desastres naturais, bem como preparar estratégias para estruturar esse atendimento, a Defesa Civil realiza um treinamento com profissionais de várias secretarias.
O curso sobre o Sistema de Comando de Incidentes (SCI), afim de implementar o processo de gerenciamento e desenvolver um Plano de Ação de Incidentes, está sendo realizado no auditório da Casa dos Conselhos, no bairro Amapá, Cidade Nova.
A formação, de 9 a 11 de agosto, integra 20 servidores de órgãos que já atuam na fase de preparação e resposta a desastres no município. Estão envolvidos os órgãos da Defesa Civil, Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Exército e Secretarias de Obras, de Assistência Social e de Saúde.
O treinamento é realizado pela Coordenação de Proteção e Defesa Civil de Marabá que tem a responsabilidade de coordenar a elaboração do Plano Municipal de Contingência, atualizando as estratégias de ações que envolvem os órgãos municipais, estaduais e federais, como escolher lugares específicos para a construção de abrigos, providenciar a logística física e humanitária etc.
“A Defesa Civil solicitou esse treinamento e vamos ter pela primeira vez em Marabá o nosso plano de contingência formal, feito com uma empresa especializada, vamos saber trabalhar sobre cotas do rio, trabalhar com todo um georreferenciamento, com a capacitação dos servidores. Esse curso é muito importante, estamos formando líderes de equipes e também pessoas que vão trabalhar num plano de contingência, principalmente nas cheias”, declarou Marcos Andrade, Diretor da Defesa Municipal em Marabá.
Quem está ministrando o treinamento é o Coronel do Corpo de Bombeiros do estado de São Paulo Herbert Meyerhof, que também é consultor da empresa Counsel (treinamento e segurança). Nesta quinta-feira (10), ele apresentou as ferramentas de gerenciamento de incidentes que podem ser utilizadas em todos os tipos de sinistros.
“O intuito aqui é capacitá-los para atuar conjuntamente num sistema de comando de incidentes dessas emergências que acontecem na cidade ou em qualquer outro lugar, mas é importante que os servidores das várias secretarias, das várias agências que operam na cidade das esferas de governo tenham um plano único, uma conduta única dentro de uma tragédia ou de um desastre quando acontecer”, explica o coronel Herbert Meyerhof.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Secom